/

Auchan, Decathlon e Leroy Merlin não fecham na Rússia. Muito dinheiro em causa

22

As três empresas pertencem a um grupo francês. Rússia representa 18% da facturação total da Leroy Merlin.

As sanções económicas ao mercado russo multiplicaram-se, logo a partir dos primeiros dias da guerra da Ucrânia.

Importações foram suspensas, diversas marcas de grande renome anunciaram que iriam interromper as vendas na Rússia. Mesmo a Visa e a Mastercard suspenderam as operações no mercado russo e sete dos maiores bancos russos foram excluídos do sistema Swift – transacções financeiras internacionais.

No entanto, em França, a Association Familiale Mulliez continua fora desta lista de empresas que estão a abandonar a Rússia, pelo menos temporariamente.

A família Mulliez é a detentora de cadeias de grande distribuição. Auchan, Decathlon e Leroy Merlin – todas com muitas lojas em Portugal – serão as três marcas mais conhecidas.

Nesta segunda-feira a sede da Auchan, em Lille, foi o palco de um protesto de activistas, que pediam a suspensão de actividades no mercado russo.

Mas parar as operações na Rússia seria um grande golpe nas contas dos Mulliez, sublinha o portal 20 Minutes.

Olhando para números: o mercado russo é o terceiro maior mercado para a Auchan, sendo superado apenas pelo mercado caseiro (França) e pela China.

São 231 lojas na Rússia, cerca de 30 mil funcionários e uma facturação de 3.1 mil milhões de euros – o total mundial é de 30 mil milhões de euros, por isso, mais de 10% do volume de negócios da Auchan é realizado na Rússia.

A Leroy Merlin tem aproximadamente 100 estabelecimentos na Rússia e a Decathlon cerca de 60. Embora os números totais sejam menores, no caso da Leroy Merlin, mais de 18% da facturação global é conseguida no mercado russo (total de 5 mil milhões de euros).

A Auchan disse ao 20 Minutes que não comenta essa permanência na Rússia. Mas lembrou que tem 41 lojas abertas na Ucrânia (só duas fecharam), onde emprega cerca de 6 mil pessoas. Decathlon e Leroy Merlin não responderam ao pedido do jornal.

Nestlé atende às necessidades do povo

Outra marca muito conhecida, a Nestlé, também continua a vender os seus produtos na Rússia. Apesar da pressão no sentido contrário, a empresa de alimentos e bebidas deverá continuar no mercado russo.

“Continuamos focados em atender às necessidades da população local. Também temos responsabilidades em relação aos mais de 7 mil funcionários que operam nas nossas lojas na Rússia”, disse um porta-voz da Nestlé, ao portal Food Navigator.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

22 Comments

  1. E o governo francês o que faz e como são permitidas trocas comerciais com tal país? Se no ocidente continuarem a fazer de conta que nada se passa, não tardará o dia em que seremos todos absorvidos pelo imperialismo russo e não olharão a meios como o fazer, tal como agora o que se passa com a Ucrânia!

    • O governo francês (etc) vendeu armas à Rússia (apesar do embargo devido a anexação da Crimeia) ao mesmo tempo que a Merkel (além de também vender armas à Rússia) fazia acordos com o Putin e aumentava a dependência dos gás russo…

  2. Infelizmente a grande maioria dos portugueses não sabem que aquilo que se passa actualmente entre a Rússia e a Ucrânia tem uma história de longos anos que agora culminam nesta guerra.
    Ambos são culpados. A própria Ucrânia matou milhares de cidadãos russos nas suas províncias rusófonas como são Lugansk e Donetsk. E o Ocidente é cúmplice com tudo isto pelas posições que tomou ao longo de toda esta história.

    • Lamentável e vou boicotar essas marcas.
      Aliás, a França continuou a vender armas às Rússia depois da invasão da Crimeia.
      Rússia não obrigado e França vai pelo mesmo caminho.
      A Auchan só vende porcaria. Piores produtos de marca própria.

    • O Miguel tem alguma razão, mas e então! Fechamos os olhos e fingimos que está tudo bem?

      O passado, nenhum passado, justifica a invasão de um país soberano. E muito menos as mortes de inocentes ou os danos colaterais por uma birra de adultos.

      Portugal e Espanha também tem um passado, servirá isso de justificação para uma guerra ?
      Parece que alguns animais racionais se recusam a aprender e a evoluir, talvez a esses se devesse respeitosamente retirar o termo “racionais”

      • Sinceramente não vi qualquer razão, apenas ignorância e mentiras espalhadas pelo Kremlin….

    • Claro que “eles” não sabem nada… tu é que sabes tudo!…

      Então a Ucrânia andou a matar russos?!
      Mas eram russos inocentes?… não seriam rebeldes russos patrocinados pelo Kremlin?!
      Pois é…
      Ainda bem que o Putin está a salvar o russos na Ucrânia!…

  3. Não saem da Rússia? Não precisam. Saio eu destas três lojas, que frequentava bastante. Os meus 0,00000001 % não os vais fazer pensar na decisão que tomaram, mas pode ser que se junte mais alguém e quando ficar mais caro ficar do que sair, dávamos uma lição aos senhores da calculadora!

  4. Quem acredita não ser gado para os ricos comerem, ou está a enganar-se a si próprio, ou é um deles. Dividir para conquistar, é a arma que usam desde sempre.

  5. Vergonhosa a atitude destas empresas para quem o dinheiro vale mais que as pessoas.
    Não esqueçamos também a Nestlé, empresas a boicotar.

  6. Para mim são marcas que vão ser excluídas das minhas opções, e acredito que muitos vão reagir como eu… Pode ser que os 10% que não querem perder na russia, percam em dobro ou triplo nos restantes mercados onde estão presentes…

  7. Enquanto o dinheiro continuar a falar mais alto o mundo estará perdido!
    A russia é um bom exemplo disso, mas está mais do que na altura de resolverem também o problema que criaram com a dependência da china!

  8. Pois EU POSSO E VOU BOICOTAR ESSAS EMPRESAS, dinheiro meu não gasto mais, se só vêem $$$, meus não vão ver…
    Não sou a favor da Guerra e muito mais está que nos está a prejudicar a todos…

  9. Desta forma a França é mais aliada da Rússia do que do ocidente e será mais três empresas onde não vou gastar dinheiro.
    Para mim atualmente só existe duas posições, ou estar ao lado dos Russos ou do ocidente, quem se diz neutro está do lado da Rússia, tal como China, India, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

  10. O esforço na luta da democracia contra a tirania tem de ser de todos!
    Acredito que sair da Rússia tem um custo elevado, mas o custo que o povo Ucâniano está a ter com esta guerra é muito maior.
    O esforço destas empresas saírem da Rússia justifica-se e impõe-se por um bem maior.

    Em Portugal, pressionem da forma que puderem e se lembrarem até estas empresas saírem da Rússia.
    Coloquem comentários nas páginas destas empresas, enviem emails, inundem as linhas telefónicas com protestos, boicotem as lojas…façam tudo o que se lembrarem.

  11. FORMA EFICAZ DE PROTESTO

    Uma forma eficaz de protestar é inundar os assistentes das lojas on-line com mensagens de apoio à Ucrânia.
    Entrar no site, clicar para contactar assistente, esperar ligação de assistente, e transmitir mensagem de apoio à Ucrânia.
    Se muita gente fizer, os assistentes ficarão inundados com mensagens e isso certamente terá impacto, além de ser transmitido às chefias.

    PASSEM MENSAGEM

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.