“Foi a melhor corrida da minha vida…esperem aí, vou vomitar”

1

Erik S. Lesser/EPA

Cameron Levins termina a maratona, perante festa dos etíopes

Campeão Tamirat Tola foi o protagonista na maratona masculina, nos Mundiais de atletismo. Mas Cameron Levins também se destacou (por dois motivos).

Tamirat Tola é o novo campeão mundial da maratona masculina, depois de ter vencido a prova deste domingo, nos Mundiais de atletismo 2022.

A prova em Eugene, nos Estados Unidos da América, estava com um ritmo relativamente lento, longe de recordes. A primeira metade da corrida apontava para um tempo final de 2h08m – o recorde mundial é de pouco mais de 2h01m, por exemplo.

No entanto, Tamirat Tola saiu do grupo de fugitivos, ninguém o acompanhou, e a lentidão transformou-se em rapidez.

O etíope terminou a prova com o tempo de 2h05m36s, um novo recorde em Mundiais. O recorde anterior era de Abel Kirui, que em 2009 completou a maratona em 2h06m54s.

Além de ter quebrado o recorde dos Mundiais, Tamirat Tola quebrou também o jejum da Etiópia, que desde 2001 não via um atleta subir ao lugar mais alto do pódio na maratona masculina.

Neste caso até viu dois atletas no pódio porque o segundo classificado, Mosinet Geremew, também é etíope. A medalha de bronze foi entregue a Bashir Abdi, nascido na Somália mas que representa a Bélgica.

Cameron Levins ficou “à porta” do pódio. O seu recorde nacional do Canadá (2h07m09s) chegou para o quarto lugar. Depois da prova, indica o jornal The New York Times, o canadiano afirmou: “Esta foi a melhor corrida da minha vida…” – e ia continuar a falar mas teve de se virar, para vomitar.

Numa maratona sem portugueses, o vencedor nos últimos Mundiais (2019), Lelisa Desisa, desistiu durante a corrida.

Até agora, o melhor resultado luso nesta edição dos Mundiais foi conseguido por Auriol Dongmo, que terminou a final do lançamento do peso no quinto lugar.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.