O temível Átila, o Huno, morreu da forma mais banal na sua noite de núpcias

1

Julius Naue / Wikimedia

A morte de Átila, o Huno, pelo pintor Julius Naue.

A morte de Átila, o Huno, continua por resolver séculos depois. O guerreiro terá morrido após ter sufocado durante o sono devido a uma hemorragia nasal.

Átila foi rei dos hunos e chefe de uma confederação tribal que governou o maior império europeu do seu tempo, cujo território ia do sul da atual Alemanha, no oeste, até ao rio Ural, no leste; e do mar Báltico, no norte, até ao mar Negro, no sul.

Durante o seu reinado, levou a cabo uma política agressiva de cobrança de impostos e eventualmente de intervenção militar em reinos vizinhos, que viria a torná-lo um dos inimigos mais temidos dos impérios romanos Ocidental e Bizantino.

Átila era chamado de Flagellum Dei“flagelo de Deus” — e altamente temido pelos seus inimigos. No entanto, a sua morte esteve longe de ser heróica. Conhecido como um dos maiores guerreiros da História, Átila morreria após uma hemorragia nasal na sua noite de núpcias, segundo o historiador Prisco, de Pânio.

A causa dessa hemorragia é ainda um mistério entre historiadores. Tenha sido nos braços, ou pelas mãos, da sua noiva Ildico, a sua morte inesperada tem sido objeto de teorias há séculos.

Depois de uma noite de bebedeira no seu palácio em Sicambria, Átil adormeceu de costas. Quando os guardas entraram no quarto no dia seguinte, encontraram-no coberto de sangue com Ildico a chorar num canto.

Coma alcoólico é a causa atribuída por algumas teorias. Outras atribuem a Ildico um papel de liderança como assassina sob as ordens do imperador bizantino.

Sendo Átila propenso a hemorragias nasais, a explicação mais lógica é que o grande guerreiro engasgou-se com o próprio sangue.

Prisco deixou a única testemunha ocular de Átila, o Huno. Tudo o resto que se sabe sobre a vida e a morte de Átila são registos escritos dos seus próprios inimigos.

O historiador relatou a poligamia de Átila, envolvendo a sua esposa principal, Kreka, e o seu casamento predestinado com Ildico, em 453.

A morte de Átila, o Huno, continua um mistério por resolver. Segundo o Ancient Origins, reza lenda que o seu corpo foi enterrado num caixão triplo, feito de ferro, prata e uma camada interna de ouro, cheio de tesouros.

Os servos encarregados do seu enterro terão sido assassinados para garantir que o seu paradeiro permanecia em segredo. Relatos históricos mencionam ainda que o curso do rio Tisza foi temporariamente desviado para enterrar Átila no leito do rio. Ainda hoje, os caçadores de tesouros continuam à procura do seu túmulo.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.