Aterro sanitário no Algarve está ilegal há mais de dois anos

O aterro sanitário do sotavento algarvio está ilegal há mais de dois anos, já que a sua licença caducou e não foi recuperada. A empresa responsável está a realizar um estudo de impacto ambiental para recuperar o alvará.

O aterro foi inaugurado em 1998 sobre a bacia hidrográfica do rio Guadiana e tem sido contestada pela população e por associações ambientalistas devido ao mau cheiro e à contaminação das linhas de água. A empresa que trata dos resíduos foi multada pela Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território (apesar de nunca ter tido efeitos práticos), mas continua a infringir a lei.

De acordo com o Público, quando, em 2017, o aterro estava a esgotar a sua capacidade, a empresa responsável decidiu construir mais uma célula. No entanto, o administrador realça que “a licença agora, terá que ser para toda a infraestrutura” e, portanto, terá de ser feito um novo estudo de “incidências ambientais”.

“Estamos, neste momento, sem licença”, admitiu José Barreto, o administrador do aterro. Para regularizarem a sua situação, aguardam a aprovação de um pedido na câmara de Loulé para que declarem o equipamento de “utilidade pública municipal”. Contudo, a autarquia recusou apreciar o pedido, já que considerou tratar-se de um equipamento que não representava uma mais-valia para Loulé.

A empresa responsável, a Algar, vê os lucros caírem e calcula que este ano os resultados vão ser negativos, com um prejuízo de dois milhões de euros. “Fazemos dois milhões de quilómetros por ano a transportar lixo – com as variações do preço do gasóleo imagine-se o que isso representa”, explicou José Barreto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …