Astronautas regressam à Terra ao fim de quase um ano no Espaço

ISS / Twitter

Scott Kelly, Sergueï Volkov e Mikhaïl Kornienko regressam da Estação Espacial Internacional (EEI)

Três astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram esta quarta-feira à Terra após uma experiência que antecede uma potencial missão a Marte que envolveu o norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhaïl Kornienko.

Bill Ingalls / NASA

O módulo Soyuz TMA-18M cai à Terra com Scott Kelly, comandante da Expedição 46, e os cosmonautas russos Mikhail Kornienko e Sergey Volkov

O cosmonauta russo Sergueï Volkov, o seu compatriota Mikhaïl Kornienko e o norte-americano Scott Kelly aterraram conforme previsto nas estepes do Cazaquistão pelas 4h27, anunciaram o centro de controlo russo e a NASA.

“O módulo Soyuz TMA-18M aterrou a 147 quilómetros da cidade de Zhezkazgan, região de Qarağandı, na República do Cazaquistão”, disse o representante do Centro de Controlo de Missão russo à RIA Novosti.

Kelly e Kornienko passaram 340 dias na EEI para preparar futuras missões a Marte, enquanto Sergueï Volkov esteve seis meses a bordo.

Durante a missão, a tripulação realizou uma série de experiências científicas que a NASA sublinha terem sido muito importantes para abrir caminho para uma missão tripulada a Marte.

Uma delas foi a primeira flor que cresceu no espaço, que Scott Kelly fotografou.

Além disso, os cientistas europeus enviaram para a Estação Espacial pequenos cogumelos que habitualmente crescem nas rochas da Antártida. O Cryomyces antarcticus e o Cryomyces minteri foram plantados a bordo da estação em condições semelhantes às de Marte. Passados 18 meses, mais de 60% das células dos cogumelos permaneceram intactas, ou seja, com o ADN a funcionar.

Os cosmonautas russos Yury Malenchenko e Sergueï Volkov realizaram uma caminhada espacial na EEI numa experiência para reparar a nave espacial, durante a qual tiraram fotos hipnotizantes, entre as quais uma das selfies mais espetaculares de sempre.

Scott Kelly espantou o mundo a jogar ping-pong nas condições de microgravidade, com duas pás hidrofóbicas e uma esfera de água.

Com uma câmera de resolução 4K, a equipa fez um vídeo impressionante de um comprimido efervescente a dissolver-se numa bola de água.

Scott Kelly tirou uma série de fotos da Terra de uma altitude de cerca de 400 quilómetros, revelando a beleza e a fragilidade do nosso planeta. Se quiser explorar as mais de mil fotos do astronauta da NASA, espreite o site Windows on Earth.

Scott Kelly fez até uma brincadeira com o seu colega britânico Tim Peake, perseguindo-o num fato de gorila.

Os membros da tripulação devem ser substituídos pelos russos Aleksey Ovchinin e Oleg Skripochka e pelo norte-americano Jeffrey Williams, que deverão subir a bordo da Soyuz TMA-20M a 19 de março.

AF, ZAP / SN

RESPONDER

-

Temporada final de Guerra dos Tronos é a mais curta… e é mesmo curta

Já só faltam duas temporadas para o final de Guerra dos Tronos, e não serão muito compridas. A sétima terá sete episódios, e a oitava e final terá apenas seis, confirma a revista Entertainment Weekly. A oitava …

-

FARC sugerem adiar entrega das armas até à concretização total do acordo de paz

Os guerrilheiros das FARC, que se reuniram hoje numa zona rural da Colômbia, consideraram que após 53 anos de guerra devem adiar por alguns meses a entrega das armas, e confirmar previamente o sucesso do …

O presidente brasileiro, Michel Temer

Temer perde apoio de quatro partidos na Câmara dos Deputados

O presidente do Brasil já perdeu o apoio de quatro dos partidos que formam a sua base de apoio político na Câmara dos Deputados desde o início da crise política, motivada pelo seu alegado envolvimento …

-

11.ª dobradinha. Benfica fecha época com chave de ouro

O Benfica fechou hoje a época com ‘chave de ouro', ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha' ao tetracampeonato. Raúl …

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia

Ministro da Economia espera subida no "rating" de Portugal a partir deste ano

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje esperar que as agências de notação financeira melhorem o 'rating' de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Soldados filipinos podem violar "até três mulheres", diz Duterte

O presidente filipino Rodrigo Duterte foi criticado por fazer uma piada durante um discurso sobre possíveis abusos cometidos ao abrigo da lei marcial. "Se vocês falharem, eu também falharei. Mas serei o responsável por esta lei marcial, …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-Un supervisiona testes de novo sistema de defesa antiaéreo

O líder da Coreia do Norte supervisionou os testes de um novo sistema de defesa antiaéreo e ordenou a sua produção em massa para o implantar em todo o país asiático, informou a agência de …

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …