Assunção Cristas avança se Nuno Melo não se candidatar

cds-pp / Flickr

A ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas

Assunção Cristas e Nuno Melo são os nomes de quem se fala para a sucessão a Paulo Portas na liderança do CDS-PP. A ex-ministra e o eurodeputado são os grandes favoritos na corrida, mas ainda não são candidatos certos.

Depois de Paulo Portas ter anunciado que vai deixar a liderança do CDS-PP, retirando-se da política para preparar uma eventual candidatura à Presidência da República, abre-se a porta aos aspirantes à sucessão.

Até ao momento, só Assunção Cristas mostrou disponibilidade para assumir a liderança do Partido, caso seja “necessária”, tal como disse numa entrevista.

Mas a ex-ministra da Agricultura só deverá avançar se Nuno Melo escolher não o fazer, garante o jornal Expresso, justificando que Cristas quer evitar “divisões desnecessárias”.

Nuno Melo será o grande preferido no seio da estrutura do partido, mas “só deve ser persuadido a avançar caso seja candidato único“, assegura ainda o Correio da Manhã.

Já Assunção Cristas será a preferida de Paulo Portas, mas terá “anticorpos dentro do partido“, segundo nota o jornal i, frisando que a “animosidade” contra a agora deputada é “grande em alguns sectores”.

A lista dos potenciais candidatos à liderança do CDS-PP não se esgota nestes dois nomes, surgindo como possibilidades mais remotas o ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, e duas vozes críticas do rumo traçado por Portas, o ex-líder Ribeiro e Castro e Anacoreta Correia.

O Conselho Nacional do CDS-PP está marcado para 8 de Janeiro e, nessa altura, o alinhar das espingardas para a sucessão será mais claro.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho cor partidária, outrossim ideologia politica,como qualquer cidadão,no entanto não me identifico com o CDS.
    Penso que todos os partidos são úteis para os cidadãos que vivem a Polis,pelo que me julgo no direito de comentar sobre gregos e troianos.Acho que o CDS ganhará muito mais tendo à frente Cristas do que o outro deputado a que fazem referencia,prquanto este apesar de inteligente, é arrogante e antipático como sei lá o quê.
    Se tivesse cor partidária e essa fosse a conectada com CDS, Cristas seria a minha opção.

  2. Que consigam encontrar a melhor solução pois parece haver uma pequena equipa de gente jovem mas com talento para assumir a liderança do partido que todos esperamos que continue a ser responsável e atento aos problemas do país, é o que mais nos interessa.

RESPONDER

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …