Assunção Cristas avança se Nuno Melo não se candidatar

cds-pp / Flickr

A ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas

Assunção Cristas e Nuno Melo são os nomes de quem se fala para a sucessão a Paulo Portas na liderança do CDS-PP. A ex-ministra e o eurodeputado são os grandes favoritos na corrida, mas ainda não são candidatos certos.

Depois de Paulo Portas ter anunciado que vai deixar a liderança do CDS-PP, retirando-se da política para preparar uma eventual candidatura à Presidência da República, abre-se a porta aos aspirantes à sucessão.

Até ao momento, só Assunção Cristas mostrou disponibilidade para assumir a liderança do Partido, caso seja “necessária”, tal como disse numa entrevista.

Mas a ex-ministra da Agricultura só deverá avançar se Nuno Melo escolher não o fazer, garante o jornal Expresso, justificando que Cristas quer evitar “divisões desnecessárias”.

Nuno Melo será o grande preferido no seio da estrutura do partido, mas “só deve ser persuadido a avançar caso seja candidato único“, assegura ainda o Correio da Manhã.

Já Assunção Cristas será a preferida de Paulo Portas, mas terá “anticorpos dentro do partido“, segundo nota o jornal i, frisando que a “animosidade” contra a agora deputada é “grande em alguns sectores”.

A lista dos potenciais candidatos à liderança do CDS-PP não se esgota nestes dois nomes, surgindo como possibilidades mais remotas o ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, e duas vozes críticas do rumo traçado por Portas, o ex-líder Ribeiro e Castro e Anacoreta Correia.

O Conselho Nacional do CDS-PP está marcado para 8 de Janeiro e, nessa altura, o alinhar das espingardas para a sucessão será mais claro.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho cor partidária, outrossim ideologia politica,como qualquer cidadão,no entanto não me identifico com o CDS.
    Penso que todos os partidos são úteis para os cidadãos que vivem a Polis,pelo que me julgo no direito de comentar sobre gregos e troianos.Acho que o CDS ganhará muito mais tendo à frente Cristas do que o outro deputado a que fazem referencia,prquanto este apesar de inteligente, é arrogante e antipático como sei lá o quê.
    Se tivesse cor partidária e essa fosse a conectada com CDS, Cristas seria a minha opção.

  2. Que consigam encontrar a melhor solução pois parece haver uma pequena equipa de gente jovem mas com talento para assumir a liderança do partido que todos esperamos que continue a ser responsável e atento aos problemas do país, é o que mais nos interessa.

RESPONDER

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …