Assunção Cristas avança se Nuno Melo não se candidatar

cds-pp / Flickr

A ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas

Assunção Cristas e Nuno Melo são os nomes de quem se fala para a sucessão a Paulo Portas na liderança do CDS-PP. A ex-ministra e o eurodeputado são os grandes favoritos na corrida, mas ainda não são candidatos certos.

Depois de Paulo Portas ter anunciado que vai deixar a liderança do CDS-PP, retirando-se da política para preparar uma eventual candidatura à Presidência da República, abre-se a porta aos aspirantes à sucessão.

Até ao momento, só Assunção Cristas mostrou disponibilidade para assumir a liderança do Partido, caso seja “necessária”, tal como disse numa entrevista.

Mas a ex-ministra da Agricultura só deverá avançar se Nuno Melo escolher não o fazer, garante o jornal Expresso, justificando que Cristas quer evitar “divisões desnecessárias”.

Nuno Melo será o grande preferido no seio da estrutura do partido, mas “só deve ser persuadido a avançar caso seja candidato único“, assegura ainda o Correio da Manhã.

Já Assunção Cristas será a preferida de Paulo Portas, mas terá “anticorpos dentro do partido“, segundo nota o jornal i, frisando que a “animosidade” contra a agora deputada é “grande em alguns sectores”.

A lista dos potenciais candidatos à liderança do CDS-PP não se esgota nestes dois nomes, surgindo como possibilidades mais remotas o ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, e duas vozes críticas do rumo traçado por Portas, o ex-líder Ribeiro e Castro e Anacoreta Correia.

O Conselho Nacional do CDS-PP está marcado para 8 de Janeiro e, nessa altura, o alinhar das espingardas para a sucessão será mais claro.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho cor partidária, outrossim ideologia politica,como qualquer cidadão,no entanto não me identifico com o CDS.
    Penso que todos os partidos são úteis para os cidadãos que vivem a Polis,pelo que me julgo no direito de comentar sobre gregos e troianos.Acho que o CDS ganhará muito mais tendo à frente Cristas do que o outro deputado a que fazem referencia,prquanto este apesar de inteligente, é arrogante e antipático como sei lá o quê.
    Se tivesse cor partidária e essa fosse a conectada com CDS, Cristas seria a minha opção.

  2. Que consigam encontrar a melhor solução pois parece haver uma pequena equipa de gente jovem mas com talento para assumir a liderança do partido que todos esperamos que continue a ser responsável e atento aos problemas do país, é o que mais nos interessa.

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …