Paulo Portas vai deixar a liderança do CDS-PP

PSD / Flickr

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, comunicou esta segunda-feira à Comissão Política Nacional que não se vai recandidatar à liderança centrista.

Paulo Portas comunicou a sua decisão à comissão política do CDS-PP, que reuniu esta segunda-feira à noite, no Largo do Caldas para preparar o Conselho Nacional de 7 de Janeiro.

Neste Conselho Nacional será agendado, provavelmente para Abril, o próximo Congresso do CDS/PP, durante o qual os centristas irão eleger o sucessor de Paulo Portas.

A possibilidade de Paulo Portas não se recandidatar há muito que vinha a ser colocada entre os dirigentes centristas.

No dia 17, durante um jantar de Natal da concelhia de Lisboa, o líder centrista emocionou-se com um apelo de Telmo Correia para que permanecesse na liderança do partido.

Meu caro Paulo, nunca, como hoje, o partido precisou tanto de ti. Nunca, como hoje, a tua sabedoria, a tua capacidade e a tua argúcia política serão tão importantes num ciclo, que ele próprio tão estranho, tão exótico e tão fora do comum″, disse o deputado centrista ao seu líder.

Filipe Anacoreta Correia, membro do Conselho Nacional centrista, disse por seu turno que a decisão de Paulo Portas de não se recandidatar à liderança do partido “revela uma grande maturidade política” e deve ser respeitada.

“Esta noção de saber sair, que é tão rara na política, não pode deixar de ser vista como um elogio a Paulo Portas”, acrescentou Anacoreta Correia, cuja lista teve mais de 16% no último congresso do CDS/PP.

Segundo o jornal SOL, Portas terá já reunido este mês com os seus colaboradores mais próximos e com o seu núcleo duro para pensar o futuro do partido e da sua liderança.

Paulo Portas é o líder partidário há mais tempo em funções. Foi eleito pela primeira vez presidente do CDS em 1998.

Desde então, esteve apenas afastado da direcção do partido entre 2005 e 2007, período em que a presidência do CDS/PP esteve entregue a José Ribeiro e Castro.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não perxam tempo com este chico-esperto trafulha. Se se vai embora é porque percebebu que nos tempos mais próximos não terá tacho. Outros que arranjem aquilo que ele estragou, já que transformou o cds no partido da lambreta. Quando a coisa estiver melhor ele voltará.

RESPONDER

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …

Coreia do Sul retira oficialmente o Japão da lista preferencial de comércio

A Coreia do Sul retirou esta quarta-feira oficialmente o Japão da sua lista de parceiros comerciais preferenciais, após a mesma medida ter sido aplicada por Tóquio, num agravamento de tensões diplomáticas entre os dois países. A …

Vaticano pede julgamento de dois padres por alegados abusos sexuais

A Santa Sé anunciou na terça-feira que enviou para a justiça os casos de dois padres italianos suspeitos de abuso sexual, que alegadamente ocorreram num seminário no Vaticano. "O procurador de justiça do Vaticano [equivalente ao …

Donald Trump nomeia Robert C. O’Brien como novo conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta quarta-feira Robert C. O’Brien, que servia até agora como negociador de reféns para o governo, como novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA. Assim, O’Brien vai substituir John Bolton, que foi despedido …

Galamba avisa: não vai haver cabo submarino se centrais a carvão de Marrocos não forem penalizadas

O estudo sobre a interligação entre Portugal e Marrocos está atrasado, não havendo nenhuma data prevista para a sua conclusão, de acordo com o Governo. O cabo submarino tem um custo estimado de 700 milhões de …

Presidente do maior sindicato da PSP acusado de ter agredido adepto do Boavista

O presidente da direção da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, está entre os 11 polícias que vão a julgamento esta quarta-feira acusados de agressão a um adepto do Boavista. O julgamento terá …

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil constituído arguido e demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …