Portas diz adeus à política – para voltar como candidato a Belém

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Paulo Portas prepara uma retirada estratégica do mundo da política para se dedicar a projectos editoriais e gerir os bens da família, mas pensando num futuro regresso para concorrer à Presidência da República.

Este cenário é traçado pelo Diário de Notícias que sustenta que Paulo Portas não deixa apenas a liderança do CDS-PP, como já anunciou, mas que também vai sair do Parlamento.

O ex-director do jornal Independente vai voltar ao mundo editorial, vaticina o diário, revelando que se deverá dedicar a “projectos empresariais” e a “gerir os bens da família”.

A publicação refere ainda que Portas pode vir a “dar aulas na Universidade” e também tornar-se comentador político “como substituto de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI”.

Este último cenário colocaria o ainda líder do CDS-PP na senda dos passos do actual candidato à Presidência da República, que foi presidente do PSD e que preparou a corrida a Belém com as suas intervenções dominicais na TVI.

Paulo Portas estará precisamente a equacionar “candidatar-se a Belém daqui a 10 anos”, salienta uma fonte não identificada ao DN.

A ideia será afastar-se da vida pública do CDS-PP para assegurar uma “independência financeira” que lhe permita apresentar-se como candidato presidencial daqui a uns anos, segundo refere a dita fonte.

Espera-se, contudo, que o ex-vice-primeiro-ministro continue a exercer a sua influência nos bastidores do partido, nomeadamente na escolha do futuro líder.

Assunção Cristas e Nuno Melo são candidatos favoritos

Neste momento, os nomes mais fortes para a sucessão a Portas são Nuno Melo e Assunção Cristas, actuais vice-presidentes do partido, mas Pedro Mota Soares é também uma possibilidade.

Quem já se retirou da corrida à liderança foi o ex-líder da Juventude Popular, João Almeida, outro dos nomes especulados.

Segundo o Diário de Notícias, Assunção Cristas será a favorita de Portas, mas é Nuno Melo quem será visto no seio do partido como “o natural sucessor” do ex-vice-primeiro-ministro, segundo avança o Público.

Nos próximos dias haverá mais certezas quanto aos candidatos à sucessão e logo se verá a força da influência de Portas na decisão.

SV, ZAP

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

    • …Até Ana Gomes se calou, para além do PS, do PCP e do BE, acerca do não caso Paulo Portas e os submarinos e você continua!?! Deviam todos pedir desculpa ao P.Portas, carago!

      • Você Bordão “que sabe tudo”, sabe a quem é que os alemães que foram condenados na Alemanha,por subornar os portugueses no negócio dos submarinos, pagaram os subornos?

        • Qdo se fala (escreve) sem fundamento, no mínimo, até as eventuais desculpas seriam incoerentes porque resultando de ignorância maldosa e não acreditando eu na beatificada quando dela se faz arma de arremesso, mesmo quando a suposta ignorância aparece travestida de perguntinhas “beatificadas” a soar a conversa conventual, de madre… Obscuridades à parte, tratou-se de operação que envolveu entidade financeira que incluiu luvas a alguns (financeiros) senhora… Foram luvas senhora… Pessoas ligadas ao sistema financeiro, senhora. Não houve políticos envolvidos, senhora… Fale com a Ana Gomes! Essa sabia mas esticou ao máximo o eventual efeito de desgaste político do Portas… Só que com essa as “ignorâncias” eramde acomodação… Mas finalmente calou-se e ninguém a questionará – Esteve ao serviço e agora… Outros mastros para outras bandeiras!?!
          NOTA: Tenho a vaga ideia que é a 2ª vez que lhe explicam o exposto acima… Acho que aqui já lhe falaram de uma “escom” qualquer oh MESMA senhora!?! Uma vez deveria chegar!

      • O único caso em que há corruptores julgados e condenados, não existindo corrompidos. É mais uma originalidade portuguesa. Os alemães devem pensar que somos todos parvos e em parte tem razão. Só que há uns mais parvos que outros…

        • Sem “água na fervura” porque inquinada de nada serve o cachão:
          1- CORRUPÇÃO – *É o acto ou efeito de corromper ou de se corromper; Comportamento desonesto, fraudulento ou ilegal que implica a troca de dinheiro, valores ou serviços em proveito próprio (ex.: os suspeitos foram detidos sob alegação de corrupção e desvio de fundos) – Onde é que já ouvi isto!?
          2- LUVAS – *Recompensa, geralmente ilegal, ao que proporciona ou facilita um negócio lucrativo. = PEITA, SUBORNO
          3- COMISSÃO – Montante ou percentagem que…
          …Ainda no nosso léxico, depois temos estes termos e o seu enquadramento jurídico-criminal!
          * http://www.priberam.pt

  1. Portas seria um bom presidente da Republica tem uma experiência internacional muito boa e uma técnica muito especial para cativar investimento para nosso pais que bem precisa.

  2. Agora é a hora da fiscalização ir ver todos os bens dele e da Família actuais em relação ao ano anterior a entrar no governo, alias deveria por lei ser assim para todos os que fazem parte de quem nos governa pois ao povo as finanças também tem acesso a todos os bens e por vezes a executa los como penhoras.
    Portanto se neste Pais fossem sérios veriam sempre o que tem antes de entrar e o que ficam depois de sair de uma governação pois acho que 90% iam todos presos.

        • …”Reflexão ponderada” oh seu obtuso…
          Nem sempre o que se situa para além de 90 graus é sinónimo de maior perspectiva! Prevalece o ângulo que escolher e isso é preciso saber para se situar, fugir da rigidez ganhando na flexibilidade e na ponderação de “pontos de vista” !

    • Não lhe perguntei pelos submarinos. Perguntem-lhe é a história dos documentos roubados do Min. da Defesa, quem os roubou e a mando de quem. E se ele dizer que não sabe quem foi, comecem a cortar-lhe um dedo, depois dois e por aí afora…
      Na China cortam logo a mão que rouba, e podem roubar duas vezes. Com ele aqui ainda podia roubar mais nove vezes…
      Se assim fizessem, poucos da sua lais se safavam com todos os dedos no sítio.

  3. Bom se pelo menos já por aqui se afirma que Portas vai dizer adeus à política para se candidatar a Belém isso só poderá acontecer penso eu daqui a 5 anos e assim já toda a gente fica a saber o que pretende Paulo Portas bem ao contrário do actual 1º ministro derrotado que fez campanha eleitoral contra tudo e todos e no final contraiu matrimónio com a extrema-esquerda fazendo parte da farinha do mesmo saco e enganando todos aqueles que nele votaram.

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …