Associação presidida por António Costa também fez jantar no Panteão Nacional

Paulo Novais / Lusa

António Costa classificou como “absolutamente indigna” a iniciativa de realizar o jantar de encerramento da Web Summit no Panteão Nacional, mas quando o primeiro-ministro era presidente da Câmara de Lisboa, a Associação de Turismo a que também presidia organizou um evento naquele monumento.

A notícia foi avançada pela CMTV e entretanto confirmada pelo então director da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Vítor Costa.

Esse jantar organizado pela ATL no Panteão Nacional ocorreu a 11 de Setembro de 2013, segundo avança o Correio da Manhã, frisando que o evento visou promover o fado, contando com convidados de várias nacionalidades.

Na altura, o actual primeiro-ministro era presidente da Câmara de Lisboa e também presidente da ATL, mas Vítor Costa assegura ao Observador que “António Costa não foi consultado nem teve conhecimento” do evento.

Através do seu perfil do Facebook, Vítor Costa reforça aquela ideia, destacando que Costa “não foi consultado e não teve conhecimento, nem tinha que ter” do jantar organizado “no âmbito de uma acção promocional de rotina”.

O gabinete do primeiro-ministro assegura também ao Observador que “António Costa, enquanto presidente da Câmara, não promoveu nenhum jantar no Panteão“, que “desconhecia qualquer jantar” e que “é totalmente falso que tenha promovido qualquer jantar”.

Certo é que esse jantar ocorreu antes do despacho do Governo PSD/CDS que permite a realização de eventos no Panteão Nacional e que Costa aponta, agora, como o “culpado” por esta polémica iniciativa da Web Summit.

O primeiro-ministro classificou o jantar da Web Summit como uma situação “absolutamente indigna do respeito devido à memória” das figuras honradas no Panteão Nacional, prometendo alterar o despacho que o permitiu “para que situações semelhantes não voltem a repetir-se, violando a história, a memória colectiva e os símbolos nacionais”.

“António Costa nunca tem nada a ver com nada”

Comentando a posição de António Costa no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes critica que o primeiro-ministro “nunca tem nada a ver com nada, nem com os incêndios nem com Tancos, nem com a legionela”.

“O primeiro-ministro devia ter seguido o exemplo do fundador da Web Summit, que pediu desculpa com toda a humildade“, afiança ainda Marques Mendes, considerando que a directora da Direcção-Geral do Património Cultural devia “ter posto o lugar à disposição”.

Entretanto, o Eco apurou que o jantar da Web Summit no Panteão Nacional era do conhecimento público, tendo sido divulgado pela organização do evento a um grupo de grandes empresas e a elementos do Governo. Esta publicação atesta que o jantar “estava na agenda do evento enviada por email na semana anterior à conferência” a alguns elementos do Executivo.

Também se sabe, agora, que a empresa pública NAV (Navegação Aérea) organizou um jantar no Panteão Nacional, em Outubro passado. Fotografias do evento constam da página de Facebook da empresa tutelada pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

Publicado por NAV Portugal em Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

A directora de comunicação da NAV revela ao Observador que a empresa pública não contratou directamente o Panteão Nacional, mas que optou por uma proposta apresentada por uma das empresas de catering contactadas no âmbito do evento.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O “Sr” PM tem o dom do esquecimento, esqueceu do que fez enquanto pertenceu ao governo de Sócrates, fugiu porque sabia que as coisas estavam pretas e não queria ser escaldado, optou pela CML, em boa hora o fez, enquanto lá esteve fez tudo o que bem lhe apeteceu e não me venham dizer que desconhecia um jantar no Panteão realizado por uma organização da qual era presidente, não contente, dada a sua fúria de poder, deu o tal golpe palaciano traindo um seu “amigo” de forma a tomar a rédeas do PS, maravilha, conseguiu porque todos os oportunistas e ingénuos foram atrás, posteriormente, como não conseguiu uma maioria absoluta e uma vez que tinha que tomar as rédeas do país a solução foi vender a alma ao diabo (esquerdas radicais e afins), pergunta-se; valeu a pena?, sabia o que estava a fazer?, ou foi apenas o desejo de se tornar o novo “dono disto tudo?.
    Caro sr PM, ganhe vergonha e assuma as suas responsabilidades, não ande sempre a sacudir a água do capote como se não tivesse nada a ver com o assunto, fale verdade e corra com uma série de boys (ministros, secretários de estado, secretários de secretários de estado, conselheiros a ganhar mais que ministros e afins.
    A credibilidade ou se tem ou não, não nasce com o posto, conquista-se, a Sua está de rastos.

  2. Vocês senhores “Santinhos”… Julieta, Isabel,José , Ah,Ah,Fernando, leram o desenvolvimento da notícia, ou ficaram-se pelas letras gordas?
    É que as letras gordas do titulo só dizem aquilo que vocês “Santinhos” querem ouvir…..

RESPONDER

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

Raquel Varela

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …