Associação presidida por António Costa também fez jantar no Panteão Nacional

Paulo Novais / Lusa

António Costa classificou como “absolutamente indigna” a iniciativa de realizar o jantar de encerramento da Web Summit no Panteão Nacional, mas quando o primeiro-ministro era presidente da Câmara de Lisboa, a Associação de Turismo a que também presidia organizou um evento naquele monumento.

A notícia foi avançada pela CMTV e entretanto confirmada pelo então director da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Vítor Costa.

Esse jantar organizado pela ATL no Panteão Nacional ocorreu a 11 de Setembro de 2013, segundo avança o Correio da Manhã, frisando que o evento visou promover o fado, contando com convidados de várias nacionalidades.

Na altura, o actual primeiro-ministro era presidente da Câmara de Lisboa e também presidente da ATL, mas Vítor Costa assegura ao Observador que “António Costa não foi consultado nem teve conhecimento” do evento.

Através do seu perfil do Facebook, Vítor Costa reforça aquela ideia, destacando que Costa “não foi consultado e não teve conhecimento, nem tinha que ter” do jantar organizado “no âmbito de uma acção promocional de rotina”.

O gabinete do primeiro-ministro assegura também ao Observador que “António Costa, enquanto presidente da Câmara, não promoveu nenhum jantar no Panteão“, que “desconhecia qualquer jantar” e que “é totalmente falso que tenha promovido qualquer jantar”.

Certo é que esse jantar ocorreu antes do despacho do Governo PSD/CDS que permite a realização de eventos no Panteão Nacional e que Costa aponta, agora, como o “culpado” por esta polémica iniciativa da Web Summit.

O primeiro-ministro classificou o jantar da Web Summit como uma situação “absolutamente indigna do respeito devido à memória” das figuras honradas no Panteão Nacional, prometendo alterar o despacho que o permitiu “para que situações semelhantes não voltem a repetir-se, violando a história, a memória colectiva e os símbolos nacionais”.

“António Costa nunca tem nada a ver com nada”

Comentando a posição de António Costa no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes critica que o primeiro-ministro “nunca tem nada a ver com nada, nem com os incêndios nem com Tancos, nem com a legionela”.

“O primeiro-ministro devia ter seguido o exemplo do fundador da Web Summit, que pediu desculpa com toda a humildade“, afiança ainda Marques Mendes, considerando que a directora da Direcção-Geral do Património Cultural devia “ter posto o lugar à disposição”.

Entretanto, o Eco apurou que o jantar da Web Summit no Panteão Nacional era do conhecimento público, tendo sido divulgado pela organização do evento a um grupo de grandes empresas e a elementos do Governo. Esta publicação atesta que o jantar “estava na agenda do evento enviada por email na semana anterior à conferência” a alguns elementos do Executivo.

Também se sabe, agora, que a empresa pública NAV (Navegação Aérea) organizou um jantar no Panteão Nacional, em Outubro passado. Fotografias do evento constam da página de Facebook da empresa tutelada pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

Publicado por NAV Portugal em Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

A directora de comunicação da NAV revela ao Observador que a empresa pública não contratou directamente o Panteão Nacional, mas que optou por uma proposta apresentada por uma das empresas de catering contactadas no âmbito do evento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O “Sr” PM tem o dom do esquecimento, esqueceu do que fez enquanto pertenceu ao governo de Sócrates, fugiu porque sabia que as coisas estavam pretas e não queria ser escaldado, optou pela CML, em boa hora o fez, enquanto lá esteve fez tudo o que bem lhe apeteceu e não me venham dizer que desconhecia um jantar no Panteão realizado por uma organização da qual era presidente, não contente, dada a sua fúria de poder, deu o tal golpe palaciano traindo um seu “amigo” de forma a tomar a rédeas do PS, maravilha, conseguiu porque todos os oportunistas e ingénuos foram atrás, posteriormente, como não conseguiu uma maioria absoluta e uma vez que tinha que tomar as rédeas do país a solução foi vender a alma ao diabo (esquerdas radicais e afins), pergunta-se; valeu a pena?, sabia o que estava a fazer?, ou foi apenas o desejo de se tornar o novo “dono disto tudo?.
    Caro sr PM, ganhe vergonha e assuma as suas responsabilidades, não ande sempre a sacudir a água do capote como se não tivesse nada a ver com o assunto, fale verdade e corra com uma série de boys (ministros, secretários de estado, secretários de secretários de estado, conselheiros a ganhar mais que ministros e afins.
    A credibilidade ou se tem ou não, não nasce com o posto, conquista-se, a Sua está de rastos.

  2. Vocês senhores “Santinhos”… Julieta, Isabel,José , Ah,Ah,Fernando, leram o desenvolvimento da notícia, ou ficaram-se pelas letras gordas?
    É que as letras gordas do titulo só dizem aquilo que vocês “Santinhos” querem ouvir…..

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …