Associação presidida por António Costa também fez jantar no Panteão Nacional

Paulo Novais / Lusa

António Costa classificou como “absolutamente indigna” a iniciativa de realizar o jantar de encerramento da Web Summit no Panteão Nacional, mas quando o primeiro-ministro era presidente da Câmara de Lisboa, a Associação de Turismo a que também presidia organizou um evento naquele monumento.

A notícia foi avançada pela CMTV e entretanto confirmada pelo então director da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Vítor Costa.

Esse jantar organizado pela ATL no Panteão Nacional ocorreu a 11 de Setembro de 2013, segundo avança o Correio da Manhã, frisando que o evento visou promover o fado, contando com convidados de várias nacionalidades.

Na altura, o actual primeiro-ministro era presidente da Câmara de Lisboa e também presidente da ATL, mas Vítor Costa assegura ao Observador que “António Costa não foi consultado nem teve conhecimento” do evento.

Através do seu perfil do Facebook, Vítor Costa reforça aquela ideia, destacando que Costa “não foi consultado e não teve conhecimento, nem tinha que ter” do jantar organizado “no âmbito de uma acção promocional de rotina”.

O gabinete do primeiro-ministro assegura também ao Observador que “António Costa, enquanto presidente da Câmara, não promoveu nenhum jantar no Panteão“, que “desconhecia qualquer jantar” e que “é totalmente falso que tenha promovido qualquer jantar”.

Certo é que esse jantar ocorreu antes do despacho do Governo PSD/CDS que permite a realização de eventos no Panteão Nacional e que Costa aponta, agora, como o “culpado” por esta polémica iniciativa da Web Summit.

O primeiro-ministro classificou o jantar da Web Summit como uma situação “absolutamente indigna do respeito devido à memória” das figuras honradas no Panteão Nacional, prometendo alterar o despacho que o permitiu “para que situações semelhantes não voltem a repetir-se, violando a história, a memória colectiva e os símbolos nacionais”.

“António Costa nunca tem nada a ver com nada”

Comentando a posição de António Costa no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes critica que o primeiro-ministro “nunca tem nada a ver com nada, nem com os incêndios nem com Tancos, nem com a legionela”.

“O primeiro-ministro devia ter seguido o exemplo do fundador da Web Summit, que pediu desculpa com toda a humildade“, afiança ainda Marques Mendes, considerando que a directora da Direcção-Geral do Património Cultural devia “ter posto o lugar à disposição”.

Entretanto, o Eco apurou que o jantar da Web Summit no Panteão Nacional era do conhecimento público, tendo sido divulgado pela organização do evento a um grupo de grandes empresas e a elementos do Governo. Esta publicação atesta que o jantar “estava na agenda do evento enviada por email na semana anterior à conferência” a alguns elementos do Executivo.

Também se sabe, agora, que a empresa pública NAV (Navegação Aérea) organizou um jantar no Panteão Nacional, em Outubro passado. Fotografias do evento constam da página de Facebook da empresa tutelada pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

Publicado por NAV Portugal em Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

A directora de comunicação da NAV revela ao Observador que a empresa pública não contratou directamente o Panteão Nacional, mas que optou por uma proposta apresentada por uma das empresas de catering contactadas no âmbito do evento.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O “Sr” PM tem o dom do esquecimento, esqueceu do que fez enquanto pertenceu ao governo de Sócrates, fugiu porque sabia que as coisas estavam pretas e não queria ser escaldado, optou pela CML, em boa hora o fez, enquanto lá esteve fez tudo o que bem lhe apeteceu e não me venham dizer que desconhecia um jantar no Panteão realizado por uma organização da qual era presidente, não contente, dada a sua fúria de poder, deu o tal golpe palaciano traindo um seu “amigo” de forma a tomar a rédeas do PS, maravilha, conseguiu porque todos os oportunistas e ingénuos foram atrás, posteriormente, como não conseguiu uma maioria absoluta e uma vez que tinha que tomar as rédeas do país a solução foi vender a alma ao diabo (esquerdas radicais e afins), pergunta-se; valeu a pena?, sabia o que estava a fazer?, ou foi apenas o desejo de se tornar o novo “dono disto tudo?.
    Caro sr PM, ganhe vergonha e assuma as suas responsabilidades, não ande sempre a sacudir a água do capote como se não tivesse nada a ver com o assunto, fale verdade e corra com uma série de boys (ministros, secretários de estado, secretários de secretários de estado, conselheiros a ganhar mais que ministros e afins.
    A credibilidade ou se tem ou não, não nasce com o posto, conquista-se, a Sua está de rastos.

  2. Vocês senhores “Santinhos”… Julieta, Isabel,José , Ah,Ah,Fernando, leram o desenvolvimento da notícia, ou ficaram-se pelas letras gordas?
    É que as letras gordas do titulo só dizem aquilo que vocês “Santinhos” querem ouvir…..

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …