Associação de Serviço Social fala em “negligência” na gestão da covid-19 em lares

Pedro Sarmento Costa / Lusa

Para a Associação de Serviço Social, houve desleixo no tratamento e gestão da pandemia de covid-19 por todas as partes.

Lares, instituições da Segurança Social e Governo foram “negligentes” na forma como prepararam a chegada da covid-19 às instituições que acolhem idoso, denunciou Júlia Cardoso, da Associação dos Profissionais de Serviço Social, em entrevista à Renascença.

“Não posso generalizar, mas diria que houve uma certa negligência no tratamento desta questão no âmbito dos lares. As orientações da saúde eram um pouco genéricas. A Segurança Social poderia tê-las disponibilizado mais cedo e as próprias instituições deveriam com a maior urgência ter tomado medidas. Algumas facilitaram um pouco mas, felizmente, também temos muitas que fizeram tudo como devia ser feito”, afirmou.

A presidente da Associação referiu que, por outro lado, sente mais apoio e solidariedade por parte das famílias relativamente aos idosos.

“Neste momento, provavelmente, algumas das situações que vão para o hospital ainda mais dificuldades terão em sair. Mas a informação que tenho é que as famílias mostram mais abertura para levar as suas pessoas idosas para casa“, contou a responsável.

“Há situações de saúde que não são compatíveis com isso. Há pessoas que precisam de uma série de cuidados que muitas vezes a família nem sabe como prestá-los. Aí precisamos de ter estruturas na comunidade. A rede de cuidados continuados é insuficiente para as necessidades”, acrescentou.

De acordo com a rádio, o Hospital de Gaia admitiu, na passada sexta-feira, apresentar queixas por abandono de doentes naquela unidade hospitalar. Existem, neste hospital, 12 pessoas que necessitam de cuidador, o que não permite uma alta clínica com segurança.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …