Lisboa: salários milionários de assessores vão voltar à Assembleia

(dr) helenaroseta.pt

Helena Roseta

A proposta de Helena Roseta foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa. Todos os grupos parlamentares da Assembleia Municipal de Lisboa têm direito a contratar assessores e secretárias com ordenados acima da média, soube-se no sábado.

Depois da denúncia feita pelo jornal Sol sobre os ordenados muito acima da média que assessores e secretárias dos deputados do município de Lisboa auferem, o jornal i adianta que a Assembleia Municipal de Lisboa já admitiu os valores altos e pretende debatê-los na próxima terça-feira.

De acordo com aquele jornal, ainda nenhum partido se pronunciou sobre a situação, com exceção do PSD, que até mesmo contra si próprio tem disparado.

As verbas para assessoria e secretariado na Assembleia Municipal de Lisboa vão ser discutidas amanhã pelos membros da mesma. A presidente do órgão, a também deputada à Assembleia da República, Helena Roseta, levará o assunto à conferência de representantes (que reúne os eleitos pelos lisboetas), onde poderá ouvir os partidos com assento, e o debate está agendado para logo a seguir.

A questão surge após a proposta de apoio técnico aos grupos políticos com assento na Assembleia Municipal ter sido aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa. Por exemplo, um assessor dos deputados do município de Lisboa ganha 3752 euros por mês, quase tanto como um deputado da Assembleia da República, que ganha, em média, 3816 € mensais.

as secretárias auferem cerca de 2800 euros, com um salário acima da média dos professores universitários, médicos ou diplomatas.

O Sol recorda ainda que todos os partidos recebem, dando o exemplo do PAN, que elegeu dois deputados, e recebe 7 mil euros por mês para assessores e/ou secretárias.

No total, durante este mandato, em salários para assessores dos deputados municipais, é gasto 66.419,25 euros a que se somam 14.573 euros com remunerações mensais para secretárias. Significa isto que só em despesas com salários para apoio técnico são gastos todos os meses 80.992,25 euros. No final do ano, a fatura sobe para 971.907 euros (contabilizando 12 meses).

Fora destas contas estão todos os salários com secretárias e assessores do Presidente da Assembleia Municipal e dos dois secretários. Com estes são gastos mais 20.615 euros mensais.

Estas despesas são suportadas pelo orçamento da autarquia que foi apresentado na quarta-feira e que irá ser apreciado em reunião de Câmara no dia 14 de dezembro. Para 2018 a autarquia aponta para uma despesa total de 1.099 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. Nãââooooo! Estão enganados! Não é possível isso acontecer, neste Portugal. País de gente honesta, e de políticos sem mácula e de conduta irrepreensível. Mas como é possível este tresloucado “zé povinho”” ter semelhantes pensamentos,l em relação a quem nos governa? E que fazem o melhor que sabem e podem? Deixem de ser más línguas. ou temos o caldo entornado. kkkkkkkkikikkikikkkkkkkkkk

  2. Assim prejudica e escraviza quem um dia pareceu decente, e que até se esforçou para que lhe fosse reconhecida capacidade e virtude para cuidar dos interesses alheios

    • Meu caro “Cão danado”

      Então é Leninha não está a tratar do interesse de todos os deputados da CM de Lisboa????

      Ela não pensou nela só pensou nos outros!!!!

  3. O jornal “O Sol” é um chato!!!

    A Leninha tinha arranjado um arranjinho onde estavam todos de acordo e estes “gajos” vieram estragar tudo!!!

    “Porra” digo eu é a Leninha talvez também diga para não dizer uma outra coisa pior!

    Não se zanguem eles vão arranjar um texto mais elaborado para não se descobrir o que vem a seguir…

  4. vergonhoso . quem paga é o povo . esses srs. … nem merecem comentários. de todos estes anos,apòs várias votações,com todo o gosto faço parte do maior partido português ::: abstenção .
    porquê ? não são estes partidos com lugar na assembleia ;que olharam por todos nós.
    todavia sem eles direi : há homens e mulheres com capacidade + honestidade +competência,para gereir este país. tenho vergonha que os meus falecidos pais,me terem registado como ; p o r t u gu ê s ! nesta auto estrada :futuro para nós * nossos filhos e nossos netos … será para esquecer !

    • Realmente foi um vergonha os teus falecidos pais te terem “registado” como português; poderias ter sido iraquiano, somali ou etíope!…
      Portugal também tem vergonha de ti!… e, a “fazer parte” da abstenção, vais longe…

    • Eu… Tenho vergonha que sejas português! É por “gente” como tu que o nosso país está tão mal… Mas não és só tu…

      Nota: Podes sempre emigrar e naturalizares-te noutro país qualquer. Vai e não voltes!

  5. Será que esta tipa não se enxerga mesmo ?
    É tudo igual ! São da esquerda, são do centro ou são da direita, rodam e mudam e continuam a sacar
    ao desbarato.
    Já nem vale a pena ir para deputado ! Na CML já se ganha o mesmo e sem fazer nada !
    Assessores …!Bah !! Malandros !!!! é o que são !! Não haja dúvida : novo 25 Abril e povo desta vez no poder e não militares e políticos de meia tijela que nunca fizeram nada na vida !

  6. No céu cinzento sob o astro mudo
    Batendo as asas pela noite calada

    Vêm em bandos com pés de veludo
    Chupar o sangue fresco da manada
    Se alguém se engana com seu ar sisudo
    E lhes franqueia as portas à chegada
    Eles comem tudo eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada [bis]

    A toda a parte chegam os vampiros
    Poisam nos prédios poisam nas calçadas
    Trazem no ventre despojos antigos
    Mas nada os prende às vidas acabadas

    São os mordomos do universo todo
    Senhores à força mandadores sem lei
    Enchem as tulhas bebem vinho novo
    Dançam a ronda no pinhal do rei

    Eles comem tudo eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

    No chão do medo tombam os vencidos
    Ouvem-se os gritos na noite abafada
    Jazem nos fossos vítimas dum credo
    E não se esgota o sangue da manada

    Se alguém se engana com seu ar sisudo
    E lhe franqueia as portas à chegada
    Eles comem tudo eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

    Eles comem tudo eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

    • Se ele cá viesse hoje é que cantava. Os outros não comiam a décima parte do que estes comem. Quadrilha de gatunos. Depois falam de liberdade que o povo ganhou com essa abrilada de 74. Quem é que ganhou liberdade??? Patifes!!!

      • Ladrões, chulos. Para quem foi o 25 de Abril??? para estes gajos, para funcionários públicos, para militares, para a chungaria que nos governa.

        • Para Desiludido e Jose Manuel da Silva Saraiva: Há sempre alguns países que podem emigrar. Vão-se sentir em casa. Cuba, Coreia do Norte, Venzuela… Mas façam-me um favor: Comprem bilhete só de ida…

    • Onde estavas tu com este poema fabuloso do Zeca Afonso, quando passamos quatro anos e meio de “Enorme Aumento de Impostos”. Devias ter vergonha. Nem deves saber o que realmente este poema significa. Se soubesses não abusavas dele…

  7. Esta rugosa e feiosa já devia estar há muito tempo em casa a coser meias. Mas, afinal, quem estava agarrado do poder era o Salazar. E quem comia tudo e não deixava nada eram os do outro regime. É para isto que os munícipes de Lisboa estão sobrecarregados de impostos, taxas e taxinhas. O que se passa na CML passa-se no parlamento onde eles aprovam as mordomias à socapa e quando é para isso discute-se pouco. Está sempre tudo de acordo. Ladrões!!!

  8. Pois claro! Então a austeridade e a troika não foram despachadas? Agora o que é preciso é animar a economia e nada melhor que aumentar coisa que se veja nos salários da nata intelectual e superprodutiva deste país constituída pelos bóis, perdão, pelo assessores e secretárias dos distintíssimos deputados municipais da capital. De todos os partidos obviamente, como convém, porque é democrático e porque o sol quando nasce é para todos…
    A recuperação está em marcha. Siga a rusga!

  9. atançao meus amigos continuamos com a lenga lenga que os funcionarios publicos ganham todos mundos e fundos e etc…passo a citar sou funcionario da camara municipal de lisboa estou empregado nesta dita empresa a 29 anos e tenho um ordenado de 620 euros mensais repito a 29 anos para umas coisas sou funcionario publico para outras sou funcionario autartico tenho como todos os problemos que o pais atravessou tudo comgelado faz 10 anos nao tive durante temps subsidios de ferias e de natal como muitos tiveram no privado entendo que para melhorar este pais isso devis ser feito e o resultado esta a vista agora pergunto eu isto esta certo visto os ordenaod destas secretarias e destes acessores nao esta com certesa e ainda vos posso dizer amigos e amigas estes acessores ainda teem carro da camara todos os dias com combustivel pago e etc….o ordenado delas nao chega para pagarem o combustivel estou de acordo sim sao uns senhores mas tb digo nem todos os funcionarios gangam milhoes digo e repito ganho 620 euros por mes limpo a cidade a chuva ao frio de noite de dia acrto o lixo de todos nos aturo o mau cheiro aturo as diversas intemperes e posso garantor trabalho trabalho.

  10. Vá lá, não sejam desmancha prazeres!…

    Ou então sejam corajosos e deixem-se de palavras ocas…!

    Ou ainda continuem a ser mamados por estes “chicos espertos” que sabem bem como mamar no povinho!

    Cá por mim…estes tipos(as), mereciam aquilo que se chamam condutas para eliminar dejetos, águas, pluviais, as outras…(saneamento)!

  11. Isto é apenas um pequeno exemplo do que estes parasitas têm feito ao país e uma das causas que tantos sacrifícios provocam na vida dos portugueses. Vergonha é palavra desconhecida para eles desde que vão enchendo a própria barriguinha e a dos amigos.
    E não me venham cá dizer q aqueles são bons e os outros são maus… A mer.a é toda a mesma, só mudam as moscas.

  12. Esta Helena Roseta nunca me enganou…
    Faz pela vidinha. E pelos vistos, também pela vidinha dos colegas !
    É uma lapa da CML seja quem por lá passar.

  13. Tudo uma camabada de crentes! Se o Sol vos disser que o céu é axadrezado (rosa e amarelo) vocês acreditam! A quantidade de argumento aqui apresentados baseados numa publicação com uma “enorme” credibilidade. CRENTES!!!

  14. Vergonhoso. Na realidade é o que tem acontecido de norte a sul do nosso país. Os boys e girls , de todos os partidos , que nada acrescentam na melhoria de vida dos portugueses , sendo a sua principal competencia varrer bem o ” tacho “

  15. É tudo legal na CML onde a corrupção sempre foi o seu principal lema. Até a ilegal taxa de protecção civil deve servir para encher os bolsos a estes crápulas, rosetas, medinas, costas, etc.

  16. E o PAN? Tem assessoras com valor = 0 que só se aproximaram do partido para poderem mamar estes ordenadões que de outra forma não conseguiam. São muito honestos, votaram contra as novas propostas do financiamento partidário (por acaso, o que aconteceu é que não foram convidados para a discussão e amofinaram-se e agora fazem um figurão com serem do contra), mas já exigiram que Cascais e outras câmaras lhes ponham também ordenados para os seus fantásticos e competentes assessores. Abdicaram desses privilégios para algum fim útil ao país (ajudar animais, por exemplo)? Tá quieto!

  17. O vereador apontou o filho para assessor.
    Sempre que leio ou ouço uma informação destas, lembro-me do acrónimo brasileiro ASPON (Assessor de P… nenhuma).

RESPONDER

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …