Assassino em fuga durante 25 anos é detido graças ao ADN da tia

Alaska State Troopers

Sophia Sergie

O caso de Sophie Sergie, uma jovem que foi brutalmente assassinada em Fairbanks, no Alasca, EUA, em 1993, foi finalmente resolvido.

De acordo com o The Washington Post, o crime era um mistério não resolvido que parecia não ter culpados. Sophia, de 20 anos, estava a visitar amigo da Universidade do Alasca Fairbanks.

A 26 de abril de 1993, pouco depois da meia-noite, a jovem saiu do quarto para fumar. No dia seguinte, foi encontrada morta na banheira de outro quarto: tinha sido agredida sexualmente, esfaqueada várias vezes e atingida na parte de trás da cabeça.

Investigadores visitaram a área e entrevistaram estudantes como Steven Downs, 18, e o seu colega de quarto Nicholas Dazer. Ambos negaram ter conhecimento do crime.

A Polícia conseguiu recuperar uma amostra de ADN do possível agressor, mas, naquela época, o Alasca não dispunha da tecnologia para o processamento adequado deste tipo de amostras. No ano 2000, quando o FBI projetou um perfil do suspeito, nenhuma correspondência foi encontrada no banco de dados da agência e o caso chegou a um beco sem saída.

Mas, no ano passado, uma unidade de polícia especializada em casos não resolvidos retomou a busca pelo assassino, desta vez usando um método moderno conhecido como genealogia genética. Isto usa a história genética da família para identificar pessoas e tornou-se popular para reconstruir árvores genealógicas.

Desta forma, o material da cena do crime foi comparado com o ADN de possíveis parentes do assassino e os resultados mostraram o nome de uma mulher chamada Downs, tia do mesmo adolescente que esteve presente na noite do assassinato.

Recentemente, os especialistas visitaram a família dos Downs e recolheram uma amostra de material genético da sua bochecha, que coincidiu com as evidências resgatadas do corpo de Sophie.

Foi assim que, a 15 de fevereiro, as autoridades conseguiram capturar Steven Downs, agora com 44 anos, no estado do Maine, no nordeste do país. O criminoso foi acusado de agressão sexual, assassinato e ser um fugitivo da justiça. O homem será levado para o Alasca, onde enfrentará o júri.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Google impediu acidentalmente a venda de uma antiguidade roubada

No início deste mês, uma tentativa de contrabandear uma antiga pedra esculpida foi frustrada por uma simples busca no Google. O funcionário da alfândega em Heathrow achou que a alegação era suspeita. O contrabandista escreveu num …

Exposição de Joana Vasconcelos em Bilbau foi a 13.ª mais vista no mundo em 2018

A mostra de Joana Vasconcelos, atualmente patente no Museu de Serralves, foi vista em Bilbao por cerca de 649 mil pessoas - uma média de 5.600 por dia. A exposição I'm Your Mirror, de Joana Vasconcelos, …

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …