A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação.
Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num estacionamento em meados de outubro. O novo nome foi revelado: a cidade “amianto” chama-se agora Val-des-Sources.
Segundo o The New York Times, a decisão de mudar o nome da cidade foi tomada em novembro do ano passado. As conotações negativas associadas ao nome atrapalham os empreendimentos turísticos e de negócios, pelo que a solução passou por alterar o nome da cidade.
As quatro propostas originais foram reveladas em setembro de 2020: Apalone, Jeffrey, Phénix e Trois-Lacs, mas as reações não foram positivas a nenhuma delas. A nova formação de seis nomes foi revelada em 2 de outubro: L’Azur-des-Cantons, Jeffrey-sur-le-Lac, Larochelle, Phénix, Trois-Lacs e Val-des-Sources.
Com 51,5% dos votos, Val-des-Sources, que significa “Vale das Fontes” e faz referência à localização da cidade próxima às nascentes de três lagos, foi o nome vencedor.
“Eu sei que mudar o nome é um assunto muito emocional – para nós também – desde o início”, disse Hugues Grimard, o autarca da cidade, considerando a decisão “histórica”.
Esta cidade canadiana cresceu a partir do desenvolvimento de uma mina de amianto em torno de um grande depósito da substância ali descoberta, em 1897. Durante décadas, a cidade prosperou na mineração de amianto e na fabricação de produtos.
O amianto – ou asbesto – é uma substância natural, mas muito tóxica, que já foi amplamente usada para isolamento. É proibido no Canadá desde 2018.