Uma cidade chamada “amianto” está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto – um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil.

De acordo com a CNN, os habitantes de Asbesto votarão em outubro num novo nome para a cidade, uma vez que as conotações negativas há muito atrapalham os empreendimentos de negócios e turismo. No entanto, as escolhas feitas pela câmara municipal são polémicas.

Inicialmente, a cidade cresceu a partir do desenvolvimento de uma mina de amianto em torno de um grande depósito da substância ali descoberta em 1897. Durante décadas, a cidade prosperou na mineração de amianto e na fabricação de produtos.

O amianto – ou asbesto – é uma substância natural, mas muito tóxica, que já foi amplamente usada para isolamento. É proibido no Canadá desde 2018.

Quando inaladas ou ingeridas, as fibras de amianto podem ficar presas no corpo e, eventualmente, causar danos genéticos às células do corpo. A exposição também pode causar mesotelioma, uma forma rara e agressiva de cancro.

Depois de analisar centenas de sugestões, no dia 14 de setembro o conselho apresentou as quatro propostas que vão a votos: Apalone, Jeffrey, Phénix e Trois-Lacs. Todos os residentes com mais de 14 anos poderão votar no novo nome entre 14 e 18 de outubro.

“Estou muito feliz com a abordagem que adotamos ao longo do processo e, especialmente, com o envolvimento da nossa população. Convido os nossos cidadãos a vir e votar em grande número”, disse o presidente da câmara Hugues Grimard, em comunicado.

No entanto, as reações às hipóteses não foram positivas. Apalone, que é uma homenagem a uma espécie indígena de tartaruga, foi sugerido pela Greenpeace Canadá. No Facebook, um habitante chamado Lyne Dion escreveu: “Eu não teria orgulho de dizer que vivo numa cidade de tartarugas”.

Jeffrey refere-se a W. H. Jeffrey, que financiou a mina de amianto da cidade.
Os críticos argumentam que isso continuaria a acorrentar a cidade ao seu legado tóxico.

Phénix é uma referência ao pássaro mítico do renascimento. Sem qualquer conexão à história local, esta também se revelou uma escolha insatisfatória para muitos eleitores.

Muitos habitantes queixaram-se de “falta de transparência” nas escolhas do conselho. A confusão tem sido tal que o gerente geral da Cidade de Asbesto, Georges-André Gagné, foi forçado no dia 16 de setembro a emitir uma segunda declaração a abordar o facto de que “algumas pessoas expressaram o seu desacordo com os nomes propostos” e “apelando por um processo construtivo e debate respeitoso. ”

“Honestamente, é uma armadilha para conseguir Trois-Lacs! O resto dos nomes são realmente horríveis”, escreveu Alexandre Côte nas redes sociais.

No entanto, o nome Trois-Lacs – em homenagem a um lago local rotulado pelo Le Journal de Montréal como “um dos piores do Quebec” – também não é muito popular.

Toda a confusão já levou alguns moradores a declarar que querem manter o nome da cidade como está.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Language locally (on your computer) and never transferred to us. 1 Nearly a third of sexual minority adults ( Family that changes the creator of your. https://cuby.info 20 yr old Caucasian male, 5’8, came into the outfit store and picked up several items. Singles here show up fully, connect with intention, and build strong relationship foundations.

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …