Uma cidade chamada “amianto” está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto – um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil.

De acordo com a CNN, os habitantes de Asbesto votarão em outubro num novo nome para a cidade, uma vez que as conotações negativas há muito atrapalham os empreendimentos de negócios e turismo. No entanto, as escolhas feitas pela câmara municipal são polémicas.

Inicialmente, a cidade cresceu a partir do desenvolvimento de uma mina de amianto em torno de um grande depósito da substância ali descoberta em 1897. Durante décadas, a cidade prosperou na mineração de amianto e na fabricação de produtos.

O amianto – ou asbesto – é uma substância natural, mas muito tóxica, que já foi amplamente usada para isolamento. É proibido no Canadá desde 2018.

Quando inaladas ou ingeridas, as fibras de amianto podem ficar presas no corpo e, eventualmente, causar danos genéticos às células do corpo. A exposição também pode causar mesotelioma, uma forma rara e agressiva de cancro.

Depois de analisar centenas de sugestões, no dia 14 de setembro o conselho apresentou as quatro propostas que vão a votos: Apalone, Jeffrey, Phénix e Trois-Lacs. Todos os residentes com mais de 14 anos poderão votar no novo nome entre 14 e 18 de outubro.

“Estou muito feliz com a abordagem que adotamos ao longo do processo e, especialmente, com o envolvimento da nossa população. Convido os nossos cidadãos a vir e votar em grande número”, disse o presidente da câmara Hugues Grimard, em comunicado.

No entanto, as reações às hipóteses não foram positivas. Apalone, que é uma homenagem a uma espécie indígena de tartaruga, foi sugerido pela Greenpeace Canadá. No Facebook, um habitante chamado Lyne Dion escreveu: “Eu não teria orgulho de dizer que vivo numa cidade de tartarugas”.

Jeffrey refere-se a W. H. Jeffrey, que financiou a mina de amianto da cidade.
Os críticos argumentam que isso continuaria a acorrentar a cidade ao seu legado tóxico.

Phénix é uma referência ao pássaro mítico do renascimento. Sem qualquer conexão à história local, esta também se revelou uma escolha insatisfatória para muitos eleitores.

Muitos habitantes queixaram-se de “falta de transparência” nas escolhas do conselho. A confusão tem sido tal que o gerente geral da Cidade de Asbesto, Georges-André Gagné, foi forçado no dia 16 de setembro a emitir uma segunda declaração a abordar o facto de que “algumas pessoas expressaram o seu desacordo com os nomes propostos” e “apelando por um processo construtivo e debate respeitoso. ”

“Honestamente, é uma armadilha para conseguir Trois-Lacs! O resto dos nomes são realmente horríveis”, escreveu Alexandre Côte nas redes sociais.

No entanto, o nome Trois-Lacs – em homenagem a um lago local rotulado pelo Le Journal de Montréal como “um dos piores do Quebec” – também não é muito popular.

Toda a confusão já levou alguns moradores a declarar que querem manter o nome da cidade como está.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Language locally (on your computer) and never transferred to us. 1 Nearly a third of sexual minority adults ( Family that changes the creator of your. https://cuby.info 20 yr old Caucasian male, 5’8, came into the outfit store and picked up several items. Singles here show up fully, connect with intention, and build strong relationship foundations.

RESPONDER

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …