Uma cidade chamada “amianto” está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto – um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil.

De acordo com a CNN, os habitantes de Asbesto votarão em outubro num novo nome para a cidade, uma vez que as conotações negativas há muito atrapalham os empreendimentos de negócios e turismo. No entanto, as escolhas feitas pela câmara municipal são polémicas.

Inicialmente, a cidade cresceu a partir do desenvolvimento de uma mina de amianto em torno de um grande depósito da substância ali descoberta em 1897. Durante décadas, a cidade prosperou na mineração de amianto e na fabricação de produtos.

O amianto – ou asbesto – é uma substância natural, mas muito tóxica, que já foi amplamente usada para isolamento. É proibido no Canadá desde 2018.

Quando inaladas ou ingeridas, as fibras de amianto podem ficar presas no corpo e, eventualmente, causar danos genéticos às células do corpo. A exposição também pode causar mesotelioma, uma forma rara e agressiva de cancro.

Depois de analisar centenas de sugestões, no dia 14 de setembro o conselho apresentou as quatro propostas que vão a votos: Apalone, Jeffrey, Phénix e Trois-Lacs. Todos os residentes com mais de 14 anos poderão votar no novo nome entre 14 e 18 de outubro.

“Estou muito feliz com a abordagem que adotamos ao longo do processo e, especialmente, com o envolvimento da nossa população. Convido os nossos cidadãos a vir e votar em grande número”, disse o presidente da câmara Hugues Grimard, em comunicado.

No entanto, as reações às hipóteses não foram positivas. Apalone, que é uma homenagem a uma espécie indígena de tartaruga, foi sugerido pela Greenpeace Canadá. No Facebook, um habitante chamado Lyne Dion escreveu: “Eu não teria orgulho de dizer que vivo numa cidade de tartarugas”.

Jeffrey refere-se a W. H. Jeffrey, que financiou a mina de amianto da cidade.
Os críticos argumentam que isso continuaria a acorrentar a cidade ao seu legado tóxico.

Phénix é uma referência ao pássaro mítico do renascimento. Sem qualquer conexão à história local, esta também se revelou uma escolha insatisfatória para muitos eleitores.

Muitos habitantes queixaram-se de “falta de transparência” nas escolhas do conselho. A confusão tem sido tal que o gerente geral da Cidade de Asbesto, Georges-André Gagné, foi forçado no dia 16 de setembro a emitir uma segunda declaração a abordar o facto de que “algumas pessoas expressaram o seu desacordo com os nomes propostos” e “apelando por um processo construtivo e debate respeitoso. ”

“Honestamente, é uma armadilha para conseguir Trois-Lacs! O resto dos nomes são realmente horríveis”, escreveu Alexandre Côte nas redes sociais.

No entanto, o nome Trois-Lacs – em homenagem a um lago local rotulado pelo Le Journal de Montréal como “um dos piores do Quebec” – também não é muito popular.

Toda a confusão já levou alguns moradores a declarar que querem manter o nome da cidade como está.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Language locally (on your computer) and never transferred to us. 1 Nearly a third of sexual minority adults ( Family that changes the creator of your. https://cuby.info 20 yr old Caucasian male, 5’8, came into the outfit store and picked up several items. Singles here show up fully, connect with intention, and build strong relationship foundations.

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …