A arte mais roubada da História é à prova de bala. Nova “casa” custou 30 milhões de euros

hans_olofsson / Flickr

Retábulo de Ghent

Uma das maiores obras-primas do mundo e aquela que é a peça de arte mais roubada da História, a Adoração do Cordeiro Místico de Hubert e Jan van Eyck, também conhecida como Retábulo de Ghent, tem uma nova “casa” de quase 30 milhões de euros para a proteger.

A obra de 12 painéis, pintada em 1432 pelos irmãos Van Eyck, está agora protegida por uma vitrine à prova de bala com seis metros de altura e cerca de 100 metros cúbicos.

De acordo com o The Guardian, além de proporcionar ao visitante uma melhor experiência, a vitrine concede à obra, meticulosamente restaurada nos últimos sete anos, melhores condições climáticas.

Ainda assim, uma das principais prioridades para os envolvidos no projeto é a segurança da obra-prima.

Durante sua história de 588 anos, o Retábulo de Ghent esteve prestes a ser queimado por calvinistas rebeldes, roubado por Napoleão para o Louvre, cortado ao meio depois de cair nas mãos do rei da Prússia, cobiçado por Hermann Göring e levado por Adolf Hitler antes de ser resgatado por uma equipa de agentes duplos do comando de uma mina de sal austríaca, onde estava destinada a ser explodido com dinamite.

A pintura não saiu totalmente ilesa. Um dos seus 12 painéis continua desaparecido após um assalto na noite de 10 de abril de 1934.

Apesar da história conturbada, a obra é uma das mais icónicas da pintura flamenga do século XV.

A obra-prima e a sua vitrine serão posicionadas sobre um altar na Capela Do Sacramento, na Bélgica. O Retábulo de Ghent ficará pendurado numa estrutura de suporte de aço controlada pneumaticamente, para permitir o movimento desimpedido dos painéis laterais.

Todas as manhãs e todas as noites, o políptico será aberto e fechado suavemente. Grandes portas de segurança foram instaladas na catedral para permitir a fácil evacuação dos painéis de madeira em caso de emergência.

Para permitir o acesso dos visitantes sem comprometer a segurança, foram demolidas e redesenhadas algumas das antigas paredes de pedra da catedral – obras que são responsáveis pela significativa fatura paga pelo Governo e por outros patrocinadores.

A caixa de vidro translúcido de alta segurança custou 5 milhões de euros.

Devido às restrições da pandemia, os visitantes que quiserem ver de perto a arte mais roubada da História terão de reservar uma visita a partir de 29 de março. Na inauguração desta quinta-feira, o primeiro-ministro belga, Jan Jambon, disse esperar que os turistas cheguem em maior número do que nunca.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …

Koeman não teve dinheiro para reforços, mas Barcelona investiu milhões na equipa B

Embora Ronald Koeman não tenha recebido dinheiro para gastar em transferências, o Barcelona investiu 4 milhões de euros na equipa B. O Barcelona teve de apertar o cinto durante o mercado de transferências de verão. Os …

"O futuro é liberal", mas o presente nem tanto. O balanço da estreia da IL nas autárquicas

A Iniciativa Liberal conseguiu apenas um vereador no Porto. Apesar da presença entre assembleias municipais e juntas de freguesia, falhou a conquista de autarquias. Numa estreia absoluta em eleições autárquicas, a Iniciativa Liberal ficou aquém das …

"De janelas abertas" e "de forma transparente". É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação "Juntos Somos Coimbra", venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, …

"Assim não ganham o campeonato". Gary Neville identifica problema no United

O antigo internacional inglês e agora comentador desportivo, Gary Neville, identificou um problema no Manchester United que, a continuar, vai fazer com que o clube não consiga ganhar o campeonato. Os red devils perderam o seu …

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …