Revelados os segredos originais do “Cordeiro Místico”

(dr) Universidad de Amberes

“Adoração do Cordeiro Místico”

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em 1432.

A análise revelou as alterações que a obra sofreu até à sua restauração em 2019, que deu um toque mais “humano” à cabeça do cordeiro, uma figura central no retábulo da Catedral de Saint Bavo, na cidade belga de Ghent.

De acordo com o Russia Today, os especialistas encontraram evidências, na década de 1950, de que os artistas haviam pintado previamente partes do corpo e da cabeça do animal. No entanto, naquela época, a tecnologia não conseguiu identificar a importância dessas transformações.

Através de raios-X e luz infravermelha, os cientistas analisaram as camadas por trás da tinta e determinaram três versões diferentes deste trabalho: a versão original, dos irmãos Van Eyck; uma segunda com pernas traseiras maiores e mais quadradas; e uma terceira do século XVI.

A última intervenção foi a mais significativa, já que causou grandes mudanças na cabeça do cordeiro, segundo o estudo publicado no dia 29 de julho na Science Advances. Inicialmente, o animal apresentava narinas mais pequenas e em forma de ‘V’, que eram mais “altas” do que as da versão do século XVI.

A luz infravermelha também revelou linhas preparatórias escuras que definem o nariz, mostrando que os lábios eram originalmente maiores e muito parecidos com os lábios humanos. Por sua vez, as orelhas foram colocadas um pouco abaixo das do cordeiro do século XVI.

Todas estas características indicam que, em comparação com o rosto do restauro do século XVI, o “cordeiro Eyck” tinha “uma cabeça mais pequena com uma expressão distinta”, explicou Geert Van der Snickt, professor do Departamento de Conservação e Restauração da Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …