“Arrogância e impunidade”. É assim que Marques Mendes carateriza a atitude de António Costa

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Durante o seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes referiu que o primeiro-ministro cometeu um erro ao aceitar integrar a comissão de honra de Vieira, que se recandidata ao Benfica. Falou ainda sobre a atitude do PS em relação à candidatura à presidência, da auditoria ao Novo Banco e das novas medidas de contingência.

O comentador político disse este domingo que a decisão de António Costa de integrar o quadro de honra de Luís Filipe Vieira, candidato à presidência do Benfica, foi “um erro de palmatória”. Marques Mendes explica que esta decisão não é congruente uma vez que um político em funções “não pode nem deve fazer isto”, pois pode “passar a ideia de promiscuidade entre política e futebol”, defendeu.

O comentador da SIC já consegue antever o futuro e garante que que Costa se vai arrepender desta decisão – “e não vai demorar muito”. Do seu ponto de vista este é um erro que “é fruto de duas coisas: arrogância e impunidade”. Para Marques Mendes esta decisão pode ter consequências negativas para o primeiro-ministro, “o que não é bom”, garantindo que “não consigo perceber como é que António Costa fez uma coisa destas”.

Em relação à candidatura de Ana Gomes à presidência, Mendes afirmou que Costa não se prenunciou sobre a candidatura da ex-eurodeputada porque esta o “irrita”. O comentador acredita que os únicos votos que a candidata vai conseguir do PS nas eleições, são de pessoas que não gostam de Costa – diz o Observador.

Com as eleições presidenciais a aproximarem-se, Marques Mendes acredita que “O PS vai fazer o que o PSD fez há 30 anos com Cavaco– dar liberdade de voto”. Nas contas de Mendes esta atitude do PS pode ter consequências para André Ventura, que poderá perder votos para os candidatos de esquerda.

Devedores do Novo Banco

A auditoria ao Novo Banco também foi um tema que esteve em cima da mesa no comentário semanal. Segundo Marques Mendes, o país ficou sem saber quem são, afinal, os grandes devedores, ou melhor dizendo “os grandes caloteiros da pior espécie?”. O comentador considera mesmo imoral o que se está a passar, e explica que os grandes devedores deviam ser do conhecimento público.

Mendes considera que o país devia saber quem deu origem a “buracos de milhões” e quem obrigou o Estado a “meter lá outros milhões para tapar buracos e evitar a falência”, defendendo que ao invocar sigilo bancário se está a proteger o infrator.

Uso de máscara na rua

Marques Mendes defende o uso de máscara na rua, sobretudo quando estão em causa ajuntamentos, mas lembra que os comportamentos de cada um terão que ser adaptados às circunstâncias, considerando que há muita gente “à beira de um ataque de nervos”.

O comentador das noites de domingo teme o pior para os próximos meses e acredita que “é muito provável uma segunda vaga, mas ela ainda pode ser evitada”. Mendes explica uma forma de diminuir o contágio pode passar por “reduzir os contactos que tínhamos antes a metade, e a menos de 30% nas escolas”.

Em relação ao novo plano de contingência apresentado pelo governo esta semana,  Marques Mendes considera que “foi tudo feito em cima dos joelhos”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Diz o Marques Mendes que o António Costa “não pode nem deve fazer isto” fazer parte da lista de honra ao Filipe Vieira, pois pode “passar a ideia de promiscuidade entre política e futebol””,as como bom PPD que é esqueceu-se mencionar os deputados do PPD e até do CDS que fazem parte dessa lista, para ele só os outros não podem fazer mas se forem do seu partido já podem? Faz mal sim o António Costa fazer parte dessa lista assim como faz mal todos os políticos sejam governos ou deputados assim como todos os que se dizem sérios e honestos independentemente de serem ou não políticos quando de apoio a pessoas que estejam a ser investigados, sobre a impunidade já se viu ao espelho? Ou também se esqueceu que o senhor foi também um dos apanhados nas escutas sobre os vistos Golden? Que por um qualquer milagre nem a justiça nem os jornalistas ditos de investigação deixaram passar nada cá para fora, sobre candidatos a P.R. não comento sou um entre os milhares que não voto em candidatos saídos dos partidos políticos, aliás nunca votei nem voto em candidatos desses.

  2. Olha o meio-metro de advogado que, nesse mesmo espaço onde faz de conta que é comentador, ele jurava a pés juntos que o BES era sólido!..

  3. Descobri agora que esta “coisa” fez parte da Comissão de Honra do mesmo LFV em 2009:
    publico.pt/2009/06/24/desporto/noticia/filipe-vieira-apresenta-comissao-de-honra-e-ataca-oposicao-1388541
    .
    É um autêntico mistério “isto” ainda ser considerado “comentador”!…

    • Que bem apanhado!
      Mas… a diferença é que ele pode.
      Ele pode, tu podes, eu posso.
      Já o Costa, não sei.
      Se o PM fosse o Passos, esse patife, não podia, claro que não podia!
      Mas como é o Costa… digamos que não sei. Não é?
      Mas ele… pode. Eu posso. Tu podes. Ele pode.
      Já o Costa…
      É, não é?

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …