Arquivada a investigação à startup portuguesa de 29 mil milhões que nada produz

(dv) Yupido

O Ministério Público decidiu arquivar a investigação à Yupido, a startup tecnológica portuguesa com o maior capital social do país (29 mil milhões de euros), escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Dois anos volvidos após a abertura do inquérito, a investigação acabou arquivada, não levando à constituição de arguidos sobre a empresa cujo capital social supera o das 12 maiores empresas de Portugal, avança o matutino.

A Yupido, criada em 2015, vale mais do que a EDP e a Galp juntas.

“O nosso capital social podia ser igual ao PIB português que isso não era crime”, afirmou, no início do ano, Torcato Jorge, um dos fundadores da empresa.

O diário recorda que em meados de 2019 a Yupido não tinha ainda apresentado qualquer produto. Ainda assim, o fundador da empresa garantia que o projeto iria avançar. “É uma certeza. Nós vamos inevitavelmente pôr este negócio a funcionar”.

Apesar das garantias do responsável, escreve o Jornal de Negócios, a Yupido, que se apresenta como “uma “plataforma digital inovadora de armazenamento, proteção, distribuição e divulgação de todo o tipo de conteúdo media”, nada produziu ou apresentou ao mercado, não tendo também atividade pública.

O diário de economia recorda ainda que o registo de mais de 40 patentes anunciado em 2017 não chegou a acontecer. Também a contratação de 206 pessoas assim que o serviço fosse lançado, anunciada no ano seguinte, não aconteceu.

“Todos os procedimentos legais, tanto na constituição da empresa como no aumento de capital, foram cumpridos e aceites pelos órgãos competentes”, frisou Torcato Jorge, em declarações ao Jornal Económico em 2017.

Ao jornal Eco, também em 2017, o porta-voz da empresa, Francisco Mendes, assegurou que a Yupido não era uma “empresa fantasma”. “Nós existimos”, disse.

“Já comunicámos à PJ, enviámos um email e vamos enviar também uma carta registada, a disponibilizarmo-nos para esclarecer qualquer assunto que a PJ possa ter”, frisa ainda Francisco Mendes, realçando que, para a Yupido, “também é fundamental esclarecer” que a empresa não tem “rigorosamente nada” com que se “preocupar”.

“Foi tudo feito dentro da regularidade e não cometemos nenhum crime”, concluiu.

A Yupido captou a atenção dos média em setembro de 2017, depois de o economista Carlos Pinto, atual líder do partido Iniciativa Liberal, ter divulgado na sua conta de Twitter o capital social desta startup tecnológica.

O montante do capital social da empresa foi avaliado pelo revisor oficial de contas (ROC) independente António Alves da Silva, profissional com mais de 50 anos de carreira.

Em maio de 2018, o revisor oficial de contas que atribuiu o valor de 29 mil milhões à empresa foi suspenso pela Ordem dos ROC durante dois anos, depois de ter sido chumbado num processo administrativo de avaliação da idoneidade.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muita bom!.. Portugal, o país onde maiores discrepâncias há entre os ordenados dos CEOs e dos empregados nas empresas privadas, o país onde os bancos não perdoam nada ao Zé Boné, mas onde Berardos, Salgados, Oliveira e Costa, etc… Fazem o que querem com o dinheiro dos depositantes e dos contribuintes. O país onde as corporações económicas mais ricas têm perdões fiscais, mas onde um gajo que passou na Via Verde com o identificador sem pilha meia-dúzia de vezes, tem 40 mil Euros pra pagar de multas sobre multas…

    E finalmente um paraíso para estes esquemas, dos quais a culpa morre sempre solteira. Que bem que eu fiz em virar as costas a esse antro!

  2. Interessante, como se cria uma imagem, nada se faz, e de repente, os 29mil milhões se transformam em A Yupido captou a atenção dos média em setembro de 2017, depois de o economista Carlos Pinto, atual líder do partido Iniciativa Liberal, ter divulgado na sua conta de Twitter o capital social desta startup tecnológica.
    O montante do capital social da empresa foi avaliado pelo revisor oficial de contas (ROC) independente António Alves da Silva, profissional com mais de 50 anos de carreira.
    Em maio de 2018, o revisor oficial de contas que atribuiu o valor de 29 mil milhões à empresa foi suspenso pela Ordem dos ROC durante dois anos, depois de ter sido chumbado num processo administrativo de avaliação da idoneidade.€35 000,00
    Afinal, tem ou não milhões? E a PJ já fez alguma coisa ou não? Pelo menos o ROC está suspenso – alguma coisa se fez…

    Retirado do artigo:
    Interessante… esta empresa com 29 mil Milhões afinal tem apenas 35000 Euros… o que se passou? A PJ já foi ver? Pelo menos o ROC responsável pela divulgação foi suspenso… por falta de idoneidade. E os gerentes ou donos da empresa? Que lhes aconteceu?
    Só mesmo neste País acontecem estas coisas surpreendentes e que ninguém verifica…

    A Yupido captou a atenção dos média em setembro de 2017, depois de o economista Carlos Pinto, atual líder do partido Iniciativa Liberal, ter divulgado na sua conta de Twitter o capital social desta startup tecnológica.
    O montante do capital social da empresa foi avaliado pelo revisor oficial de contas (ROC) independente António Alves da Silva, profissional com mais de 50 anos de carreira.
    Em maio de 2018, o revisor oficial de contas que atribuiu o valor de 29 mil milhões à empresa foi suspenso pela Ordem dos ROC durante dois anos, depois de ter sido chumbado num processo administrativo de avaliação da idoneidade.

RESPONDER

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …