A milionária Yupido só tem 35 mil euros em dinheiro

(dv) Yupido

Yupido, a empresa mistério com um capital de quase 29 mil milhões de euros

A empresa com o maior capital social em Portugal, afinal, tem apenas 35 mil euros de capital em dinheiro. O restante dos 28,8 mil milhões de euros que levam a Yupido a valer mais do que a EDP e a Galp juntas respeita a bens intangíveis, designadamente software.

O Observador apurou que dos 28,8 mil milhões de euros de capital registados pela empresa somente 35 mil euros correspondem a depósitos em dinheiro. O restante do valor que torna a Yupido na empresa com o maior capital social em Portugal, superando a EDP e a Galp juntas, corresponde a um software e a uma plataforma de média.

Em 2015, quando a empresa foi criada, a primeira avaliação de 243 milhões de euros respeitava a um “activo intangível”, um “software de gestão para empresas que funciona em multiplataforma”, de acordo com o relatório do revisor oficial de contas citado pelo jornal online.

Nessa altura, os accionistas da empresa avançaram apenas com 35 mil euros em dinheiro – Cláudia Alves, a vice-presidente, contribuiu com dez mil euros, o presidente Torcato Jorge adicionou mais dez mil e o director criativo Filipe Besugo avançou com 15 mil euros.

Nos meses que se seguiram, a Yupido valorizou em mais de cem vezes graças aos activos intangíveis.

A situação causa tanta estranheza que o Ministério Público e a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) estão a investigar o caso.

O mistério em torno da peculiar empresa já chegou a Espanha, onde o El País a define como “a maior empresa de Portugal que não tem empregados” e que não “faz nada, mas anuncia serviços para milhares de milhões de pessoas”.

O jornal espanhol também realça que o capital social da Yupido equivale a 15% do PIB português, embora apresente prejuízos de 21 mil euros e não revele quaisquer vendas.

“Isto não é uma empresa fantasma. Nós existimos”

Entretanto, o porta-voz da Yupido, Francisco Mendes, assegura ao site Eco que não se trata de “uma empresa fantasma”. “Nós existimos”, sustenta.

“Já comunicámos à PJ, enviámos um email e vamos enviar também uma carta registada, a disponibilizarmo-nos para esclarecer qualquer assunto que a PJ possa ter”, frisa ainda Francisco Mendes, realçando que, para a Yupido, “também é fundamental esclarecer” que a empresa não tem “rigorosamente nada” com que se “preocupar”.

“Foi tudo feito dentro da regularidade e não cometemos nenhum crime”, conclui.

O Jornal de Notícias apurou ainda que a vice-presidente da empresa, detentora de acções avaliadas em 20 mil milhões de euros, nem sequer detém um carro próprio, recorrendo a transportes emprestados.

O JN ouviu vários conhecidas de Cláudia Alves que alegam que a ‘vice’ nunca revelou sinais exteriores de riqueza.

O diário também refere que a empresária “costuma utilizar números de telemóvel diferentes quando pretende contactar alguém”.

“Ela é uma pessoa à parte: a família nunca soube o que ela fazia, e ela nem admite que lhe perguntem. Aparentemente, trabalhava numa empresa de Recursos Humanos”, refere uma fonte citada pelo JN.

ZAP //

9 COMENTÁRIOS

  1. Só podemos concluir o seguinte.
    Ou é uma empresa de branqueamento de capitais (em que os donos são uns grandes mafiosos com as “costas” bem guardadas.
    Ou esta empresa pertence a uns “esquizofrénico” que se limitaram a declarar fantasias conpletamente irrealistas
    Só espero que este assunto seja esclarecido rapidamente, se não, será mais uma tolice em Portugal para ainda descredibilizar o pais…

    • Há ainda a possibilidade de quererem sacar “venture capital” a gente com mais dinheiro do que neurónios, uma alternativa também não muito simpática…

      • É verdade. Tem razão
        Essa poderia ser de facto uma hipótese. Mas honestamente, em Portugal… Não pega.
        Quem é que acreditaria nisso com a economia que o pais tem?
        Se fosse nos EUA, provavelmente seria um bom “esquema” para enganar alguém. Aqui em Portugal só uns”idiotas” é que teriam essa ideia.
        Bem visto!

    • Mas o caro Alves tem alguma dúvida do que se passa nesta empresa? Posso assegurar-lhe que mesmo não a conhecendo sei perfeitamente o que foi feito e não envolve qualquer esquema de branqueamento de capitais. É apenas contabilidade criativa… e estúpida. Nada mais. Gente com pouco senso.

      • É possível.
        Mas o “artista” do contabilista não é lá muito esperto.
        Ao menos utilizava valores mais credíveis.
        Assim não dava tanto nas vistas!

  2. “Yupido valorizou em mais de cem vezes”… ora de 35 mil euros para 28 mil milhões só são 100 vezes!..é melhor refazer as contas!

    • Caro Daniel,
      A valorização em causa é a do capital social (de 243 para 28800 milhões), que é de 118 vezes, e não do “valor realizado em dinheiro”, que não faz sentido considerar na avaliação da valorização da empresa.

  3. Se são inatingiveis não se sabe, mas tem de se ver se têm de pagar impostos, quanto e o que têm de liquidar se não o fizeram até à data.

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …