Parlamento aprova homenagem a Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional

Carlos Botelho / Flickr

A Assembleia da República concordou esta terça-feira maioritariamente com o projeto de resolução da deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira, que visa homenagear simbolicamente Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional.

Numa sessão plenária a que assistiram alguns dos familiares e membros da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Joacine Katar Moreira começou por sublinhar a importância de resgatar referências éticas, como o caso do antigo cônsul português, numa época de “ataque aos valores democráticos” e de crises humanitárias (como a dos refugiados).

O projeto apresentado pela deputada não inscrita tem como objetivo homenagear o antigo cônsul português na forma de um túmulo sem corpo, não implicando assim a habitual trasladação para o Panteão Nacional.

Desta forma, Joacine pretende que o corpo continue no concelho de Carregal do Sal, terra onde nasceu e viveu Aristides de Sousa Mendes, preservando a importância cultural e económica que a presença do corpo tem no turismo da região.

Em 1940, durante a II Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes, então cônsul de Portugal em Bordéus, França, emitiu vistos que salvaram milhares de pessoas do Holocausto, desobedecendo às ordens do então presidente do conselho, António de Oliveira Salazar, que liderava o governo.

Pedro Delgado Alves, do PS, lembrou os “milhares de mundos” que Aristides salvou e considerou que a mensagem do cônsul deve ser relembrada “em toda a sua atualidade” num momento em que a Europa e o mundo assistem a fenómenos de “exacerbado extremismo”.

Fernando Ruas, do PSD, começou por felicitar o trabalho do poder autárquico na preservação do património do antigo diplomata, nomeadamente o município de Carregal do Sal. Os sociais democratas apontaram apenas como “determinante” que seja tida em conta a posição da família na condução dos trabalhos de homenagem no Panteão Nacional.

Pelo Bloco de Esquerda, Beatriz Gomes realçou a “extrema importância” da proposta no contexto atual de “discriminação, injustiça, estereótipos e preconceitos”, aditando que a recuperação de personagens históricas como Aristides podem contribuir para “a construção de uma sociedade mais justa”.

Os comunistas, na voz de António Filipe, consideraram que a discussão “engrandece a memória que é devida à atitude de Aristides de Sousa Mendes”, honrando a democracia portuguesa, uma vez que as honras de Panteão Nacional se constituem como uma homenagem “de profundo significado nacional”.

Pelo CDS, Telmo Correia argumentou que o Panteão Nacional é onde são depositados “os restos dos heróis, e Aristides que foi um herói e é por isso que merece honras de Panteão”.

Bebiana Cunha, do PAN, considerou que Portugal “nunca se desculpou devidamente” a Aristides pela forma como terminou a sua vida na pobreza e sem reconhecimento, apesar de algumas homenagens já em democracia e João Cotrim de Figueiredo, da IL, realçou que figuras como Aristides engrandecem o significado de ser português.

No final do debate, ao qual André Ventura (Chega) não compareceu, Joacine Katar Moreira considerou que este “é um dia histórico” tendo recebido aplausos da esquerda parlamentar (PS, BE, PCP) e alguns deputados do PSD.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …