/

A Arábia Saudita vai acolher os Jogos Asiáticos de Inverno. A cidade contemplada não existe

O projecto da mega-cidade futurista NEOM, na Arábia Saudita, foi o vencedor e vai acolher os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029, mas o resort de ski contemplado ainda não foi construído.

Mesmo depois de anunciar o plano para a construção do maior complexo industrial flutuante do mundo e de também querer construir uma cidade-edifício com 70 quilómetros de comprimento, a inovação saudita não dá sinais de abrandar.

O país acabou de vencer a candidatura para acolher os Jogos Asiáticos de Inverno em 2029, mas com uma particularidade — o resort montanhoso contemplado, que faz parte do projecto NEOM, ainda não saiu do papel.

A NEOM é a empresa chefiada pelo príncipe Mohammed Bin Salman que coordena os projectos para a construção de uma mega-cidade futurista com o mesmo nome no meio do deserto da Arábia Saudita. No total, o financiamento do projecto chega aos 500 mil milhões de euros, relata a Vice.

Para além do resort de ski TROJENA, que saiu vencedor do concurso para receber os Jogos Asiáticos de Inverno, do edifício de 70 quilómetros e do enorme complexo industrial, NEOM vai também ter vários aeroportos, zonas residenciais e comerciais, hotéis ou campos agrícolas geneticamente modificados.

O Governo sauditatambém têm planos ambiciosos de dessalinização de água salgada para garantir que quem vier a viver em NEOM tem acesso a água potável e também vai apostar no ar condicionado para que a população resista às altas temperaturas registadas no deserto.

O site do projecto garante que a cidade será um “anúncio de um amanhecer luminoso, um futuro promissor e uma vida rica numa terra construída pelo homem para o bem de toda a Humanidade”.

No entanto, a construção está a sofrer alguns atrasos, com relatos de que só alguns dos projectos é que já começaram a ser implementados e de que algumas características previstas são irrealistas e muito difíceis ou até impossíveis de serem executadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.