/

Desgostos e namoricos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

Akulovz / Wikimedia

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais mostram-se extremamente complexas.

Os pinguins são famosos pelos seus laços, com casais a cooperar em grande sacrifício para incubar os seus ovos e criar as suas crias. Muitos jardins zoológicos têm pares de pinguins machos que intervêm e provam ser excelentes pais quando um ovo ou cria está em necessidade.

No entanto, existem muitas espécies diferentes de pinguins. Alguns pinguins acasalam durante toda a vida, regressando da procura de alimento todos os anos no início da estação de procriação para se encontrarem. Outros não fazem o mesmo.

É provável que a maioria dos jardins zoológicos e aquários acompanhe esses acontecimentos, pelo menos quando há crias. Enquanto isso, o Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, converteu essas observações num fluxograma.

Um investigador de política internacional que estava a visitar o Aquário de Quioto decidiu chamar a atenção do mundo, publicando uma fotografia do fluxograma no Twitter.

O fluxograma mostra a complexidade das relações entre os pinguind do Aquário de Quioto. Por exemplo, para estes animais, a idade nem é uma questão. Segundo o quadro, um pinguim tinha uma relação com a sua tia-avó que era 17 mais velha.

Uma utilizadora do Twitter chamou a atenção sobre um pinguim que tinha relações com vários pinguins diferentes, muitas das quais representadas com um coração partido. “Olhem quantos corações ela partiu! São pelo menos 6 separações”, escreveu a internauta..

Uma utilizadora do Twitter traduziu o comentário do staff od Aquário de Quioto sobre esse pinguim fêmea, revelando que diz “basicamente demoníaco”.

Outros notaram algo surpreendente no fluxograma. Às vezes, os pinguins decidem namoriscar com o seu tratador humano. Pelo menos é isso que dá a entender o coração que conecta certos humanos com pinguins – que pode até ter causado o rompimento de um romance entre dois pinguins.

De acordo com o IFLScience, o aquário da Nova Zelândia envergonha um pinguim “impertinente” e recompensa um pinguim “bom” todos os meses num quadro de avisos ao estilo “funcionário do mês”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.