Desgostos e namoricos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais mostram-se extremamente complexas.

Os pinguins são famosos pelos seus laços, com casais a cooperar em grande sacrifício para incubar os seus ovos e criar as suas crias. Muitos jardins zoológicos têm pares de pinguins machos que intervêm e provam ser excelentes pais quando um ovo ou cria está em necessidade.

No entanto, existem muitas espécies diferentes de pinguins. Alguns pinguins acasalam durante toda a vida, regressando da procura de alimento todos os anos no início da estação de procriação para se encontrarem. Outros não fazem o mesmo.

É provável que a maioria dos jardins zoológicos e aquários acompanhe esses acontecimentos, pelo menos quando há crias. Enquanto isso, o Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, converteu essas observações num fluxograma.

Um investigador de política internacional que estava a visitar o Aquário de Quioto decidiu chamar a atenção do mundo, publicando uma fotografia do fluxograma no Twitter.

O fluxograma mostra a complexidade das relações entre os pinguind do Aquário de Quioto. Por exemplo, para estes animais, a idade nem é uma questão. Segundo o quadro, um pinguim tinha uma relação com a sua tia-avó que era 17 mais velha.

Uma utilizadora do Twitter chamou a atenção sobre um pinguim que tinha relações com vários pinguins diferentes, muitas das quais representadas com um coração partido. “Olhem quantos corações ela partiu! São pelo menos 6 separações”, escreveu a internauta..

Uma utilizadora do Twitter traduziu o comentário do staff od Aquário de Quioto sobre esse pinguim fêmea, revelando que diz “basicamente demoníaco”.

Outros notaram algo surpreendente no fluxograma. Às vezes, os pinguins decidem namoriscar com o seu tratador humano. Pelo menos é isso que dá a entender o coração que conecta certos humanos com pinguins – que pode até ter causado o rompimento de um romance entre dois pinguins.

De acordo com o IFLScience, o aquário da Nova Zelândia envergonha um pinguim “impertinente” e recompensa um pinguim “bom” todos os meses num quadro de avisos ao estilo “funcionário do mês”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …