/

Aprovado projeto de lei para travar Brexit sem acordo

1

Will Oliver / EPA

Em menos de 24 horas, Boris Johnson é novamente derrotado. A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou esta quarta-feira um projeto de lei que tem como objetivo impedir um Brexit sem acordo a 31 de outubro.

A votação desta quarta-feira na chamada “terceira leitura” contabilizou 327 votos a favor e 299 contra, uma margem de 28 votos, no parlamento britânico. Antes na votação na especialidade, várias propostas de alteração foram rejeitadas, mas uma acabou por passar devido a um mal-entendido.

A proposta de alteração de 17 deputados do partido Trabalhista defende que seja considerado no futuro o acordo de saída negociado por Bruxelas e modificado para refletir as conversas com o ‘Labour’ em abril e maio.

Esta versão acabou por não ser submetida ao parlamento devido à oposição dentro do Governo que resultou na demissão de Theresa May do cargo de primeira-ministra em junho. O projeto de lei exige que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, peça uma nova extensão da data de saída até 31 de janeiro caso o parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro.

Descontente com este projeto de lei, Boris Johnson apresentou uma proposta para convocar eleições antecipadas, mas esta só será aprovada se tiver o apoio de dois terços dos deputados da Câmara dos Comuns, o que poderá ser inviabilizado pelo partido Trabalhista numa votação esta noite.

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, disse esta terça-feira que só aceita ir a votos depois de a proposta de lei que está em votação na Câmara dos Comuns entrar em vigor.  Ou seja, explica o Público, Corbyn não dará a Boris Johnson uma maioria de dois terços para convocar eleições esta quarta-feira, mas poderá fazê-lo na próxima segunda-feira.

Ao fim da noite desta quarta-feira, esse cenário foi mesmo confirmado. A proposta do primeiro-ministro britânico de organizar eleições antecipadas a 15 de outubro foi rejeitada na Câmara dos Comuns. Com 298 votos a favor e 56 contra, a iniciativa não obteve a maioria de dois terços dos deputados necessária para passar.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Se não for pedir muito, agradeçia ao ZAP um pouco mais de parcimónia no arbitrário bloqueio os meus comentários, sem motivos aparentes. Tenho um comentário por aprovar, perfeitamente legítimo e em perfeito respeito por todas as regras do vosso site, as quais tenho tido sempre o cuidado de verificar. Se não for o caso então agradeço que me digam em que é que o meu comentário infringe as regras do site.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.