Apple prepara iPhone dobrável com “dobradiça quase invisível”

Apple

A gigante norte-americana Apple está a trabalhar em prol de iPhone com ecrã dobrável, avançou fonte próxima do processo à Bloomberg.

De acordo com a agência, a tecnológica sediada em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, já começou a criar internamente protótipos de ecrãs dobráveis, que serão semelhantes aos já lançados pelas rivais Samsung ou Motorola.

A Apple pondera criar ecrãs dobráveis com uma “dobradiça quase invisível” que poderia desdobrar-se e atingir o tamanho do iPhone 12 (cerca de seis polegadas).

Contudo, estão ainda a ser discutidas várias dimensões de ecrã.

Neste momento, a empresa norte-americana trabalha apenas na questão do ecrã para um eventual dispositivo dobrável, não estando a desenvolver para já quaisquer trabalhos para o resto do telemóvel ao qual o ecrã se ligaria, o que poderá significar que não tem ainda protótipos completos de telemóveis dobráveis nos seus laboratórios.

Por tudo isto, o produto final estará ainda a uns anos de distância.

A Apple não manifestou publicamente qualquer interesse em produzir um telemóvel dobrável, frisa o portal The Verge, que dá também conta que a empresa não tem por hábito sinalizar o seu interesse antes de avançar para um nova categoria de produto.

Neste campo, a Apple está atrasada relativamente à concorrência, que já conta com algumas gerações de telemóveis dobráveis.

A empresa está neste momento a trabalhar no lançamento dos seus iPhones e iPads de próxima geração, que deverão ser lançados até ao fim destes ano. Espera-se que os novos iPhones tenham “pequenas atualizações” relativamente aos modelos anteriores, mas uma melhoria substancial: um sensor de impressão digital no ecrã.

O interesse da Apple na introdução deste sensor tinha já sido noticiado, mas a utilização alargada de máscaras pela população devido à covid-19 prejudicou a capacidade de “leitura” do Face ID, apressando a introdução da melhoria.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …