Apple prepara iPhone dobrável com “dobradiça quase invisível”

Apple

A gigante norte-americana Apple está a trabalhar em prol de iPhone com ecrã dobrável, avançou fonte próxima do processo à Bloomberg.

De acordo com a agência, a tecnológica sediada em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, já começou a criar internamente protótipos de ecrãs dobráveis, que serão semelhantes aos já lançados pelas rivais Samsung ou Motorola.

A Apple pondera criar ecrãs dobráveis com uma “dobradiça quase invisível” que poderia desdobrar-se e atingir o tamanho do iPhone 12 (cerca de seis polegadas).

Contudo, estão ainda a ser discutidas várias dimensões de ecrã.

Neste momento, a empresa norte-americana trabalha apenas na questão do ecrã para um eventual dispositivo dobrável, não estando a desenvolver para já quaisquer trabalhos para o resto do telemóvel ao qual o ecrã se ligaria, o que poderá significar que não tem ainda protótipos completos de telemóveis dobráveis nos seus laboratórios.

Por tudo isto, o produto final estará ainda a uns anos de distância.

A Apple não manifestou publicamente qualquer interesse em produzir um telemóvel dobrável, frisa o portal The Verge, que dá também conta que a empresa não tem por hábito sinalizar o seu interesse antes de avançar para um nova categoria de produto.

Neste campo, a Apple está atrasada relativamente à concorrência, que já conta com algumas gerações de telemóveis dobráveis.

A empresa está neste momento a trabalhar no lançamento dos seus iPhones e iPads de próxima geração, que deverão ser lançados até ao fim destes ano. Espera-se que os novos iPhones tenham “pequenas atualizações” relativamente aos modelos anteriores, mas uma melhoria substancial: um sensor de impressão digital no ecrã.

O interesse da Apple na introdução deste sensor tinha já sido noticiado, mas a utilização alargada de máscaras pela população devido à covid-19 prejudicou a capacidade de “leitura” do Face ID, apressando a introdução da melhoria.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Aumento da procura de viagens para Portugal no Reino Unido faz disparar o preço dos voos

Os preços das viagens aéreas entre o Reino Unido e Portugal disparam com o fim das restrições à vista. O aumento dos preços indica que a procura de voos por turistas britânicos está a aumentar. O …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …