Apple Car na mira. Empresa estuda produção de carros autónomos em 2024

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple está a avançar com a tecnologia de carros autónomos e em 2024 deverá lançar um veículo de passageiros que possa incluir a sua própria tecnologia inovadora ao nível da bateria.

A Reuters avança que a gigante tecnológica Apple está a planear produzir um carro autónomo que deverá ser lançado já em 2024. O projeto, conhecido como Projeto Titan, foi supostamente aprovado por Tim Cook há seis anos, mas manteve-se em segredo até 2015, ano em que começaram a surgir os primeiros rumores sobre os esforços da Apple neste sentido.

Os planos da empresa são ambiciosos e vão além das capacidades de direção autónoma. Segundo as fontes consultadas pela Reuters, a Apple está a projetar uma nova bateria capaz de reduzir “radicalmente” o custo e aumentar o alcance.

“Se existe uma empresa no planeta que tem recursos para fazer isso, provavelmente é a Apple”, confessou à Reuters um membro do Projeto Titan que preferiu manter o anonimato. “Mas, ao mesmo tempo, não se trata de um telemóvel.”

A bateria deverá ser baseada num design monocelular, que permite aumentar a capacidade de cada célula individual, aumentado o espaço disponível em cada conjunto. Como consequência, isto tornará possível incluir mais conjuntos de baterias no mesmo espaço, a fim de se obter uma maior autonomia.

A nova bateria da Apple deverá contar com uma nova mistura química, com base no LFP (Fosfato de Lítio e Ferro). De acordo com as fontes, esta mistura pode impedir que as células sobreaqueçam com tanta facilidade e proporcionar baterias mais seguras do que o habitual.

Quanto ao sistema de condução autónoma, ainda existem muitas dúvidas acerca da possibilidade de ser a própria Apple a fabricar o veículo. O mais provável é que a empresa recorra a terceiros para o efeito.

Independentemente disso, o sistema deverá ser desenhado e implementado em Cupertino, para depois ser integrado no Apple Car. No entanto, a empresa não quis comentar sobre os seus planos ou produtos futuros.

“É o próximo nível”, disse uma fonte da Reuters, acrescentando que o Apple Car será como “a primeira vez que viram um iPhone”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …