//

Apple Car na mira. Empresa estuda produção de carros autónomos em 2024

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple está a avançar com a tecnologia de carros autónomos e em 2024 deverá lançar um veículo de passageiros que possa incluir a sua própria tecnologia inovadora ao nível da bateria.

A Reuters avança que a gigante tecnológica Apple está a planear produzir um carro autónomo que deverá ser lançado já em 2024. O projeto, conhecido como Projeto Titan, foi supostamente aprovado por Tim Cook há seis anos, mas manteve-se em segredo até 2015, ano em que começaram a surgir os primeiros rumores sobre os esforços da Apple neste sentido.

Os planos da empresa são ambiciosos e vão além das capacidades de direção autónoma. Segundo as fontes consultadas pela Reuters, a Apple está a projetar uma nova bateria capaz de reduzir “radicalmente” o custo e aumentar o alcance.

“Se existe uma empresa no planeta que tem recursos para fazer isso, provavelmente é a Apple”, confessou à Reuters um membro do Projeto Titan que preferiu manter o anonimato. “Mas, ao mesmo tempo, não se trata de um telemóvel.”

A bateria deverá ser baseada num design monocelular, que permite aumentar a capacidade de cada célula individual, aumentado o espaço disponível em cada conjunto. Como consequência, isto tornará possível incluir mais conjuntos de baterias no mesmo espaço, a fim de se obter uma maior autonomia.

A nova bateria da Apple deverá contar com uma nova mistura química, com base no LFP (Fosfato de Lítio e Ferro). De acordo com as fontes, esta mistura pode impedir que as células sobreaqueçam com tanta facilidade e proporcionar baterias mais seguras do que o habitual.

Quanto ao sistema de condução autónoma, ainda existem muitas dúvidas acerca da possibilidade de ser a própria Apple a fabricar o veículo. O mais provável é que a empresa recorra a terceiros para o efeito.

Independentemente disso, o sistema deverá ser desenhado e implementado em Cupertino, para depois ser integrado no Apple Car. No entanto, a empresa não quis comentar sobre os seus planos ou produtos futuros.

“É o próximo nível”, disse uma fonte da Reuters, acrescentando que o Apple Car será como “a primeira vez que viram um iPhone”.

Liliana Malainho, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.