Apple Car na mira. Empresa estuda produção de carros autónomos em 2024

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple está a avançar com a tecnologia de carros autónomos e em 2024 deverá lançar um veículo de passageiros que possa incluir a sua própria tecnologia inovadora ao nível da bateria.

A Reuters avança que a gigante tecnológica Apple está a planear produzir um carro autónomo que deverá ser lançado já em 2024. O projeto, conhecido como Projeto Titan, foi supostamente aprovado por Tim Cook há seis anos, mas manteve-se em segredo até 2015, ano em que começaram a surgir os primeiros rumores sobre os esforços da Apple neste sentido.

Os planos da empresa são ambiciosos e vão além das capacidades de direção autónoma. Segundo as fontes consultadas pela Reuters, a Apple está a projetar uma nova bateria capaz de reduzir “radicalmente” o custo e aumentar o alcance.

“Se existe uma empresa no planeta que tem recursos para fazer isso, provavelmente é a Apple”, confessou à Reuters um membro do Projeto Titan que preferiu manter o anonimato. “Mas, ao mesmo tempo, não se trata de um telemóvel.”

A bateria deverá ser baseada num design monocelular, que permite aumentar a capacidade de cada célula individual, aumentado o espaço disponível em cada conjunto. Como consequência, isto tornará possível incluir mais conjuntos de baterias no mesmo espaço, a fim de se obter uma maior autonomia.

A nova bateria da Apple deverá contar com uma nova mistura química, com base no LFP (Fosfato de Lítio e Ferro). De acordo com as fontes, esta mistura pode impedir que as células sobreaqueçam com tanta facilidade e proporcionar baterias mais seguras do que o habitual.

Quanto ao sistema de condução autónoma, ainda existem muitas dúvidas acerca da possibilidade de ser a própria Apple a fabricar o veículo. O mais provável é que a empresa recorra a terceiros para o efeito.

Independentemente disso, o sistema deverá ser desenhado e implementado em Cupertino, para depois ser integrado no Apple Car. No entanto, a empresa não quis comentar sobre os seus planos ou produtos futuros.

“É o próximo nível”, disse uma fonte da Reuters, acrescentando que o Apple Car será como “a primeira vez que viram um iPhone”.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Foi encontrado o "par de esquis mais bem preservado da pré-história"

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente "reencontrar-se", depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega. Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of …

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …

Sentido de voto do PAN "está em aberto" e depende do Governo

O sentido de voto do PAN na proposta Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) está em aberto. Tudo depende do Governo. A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real disse esta segunda-feira “estar …

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …