Após a morte do fundador, ninguém vai herdar fortuna da IKEA

Ola Torkelsson Sweden / EPA

Visitante do museu Almhult tira uma fofo a uma imagem do fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

O empresário sueco Feodor Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis IKEA, morreu aos 91 anos. O seu património agora vai dissipar-se.

Kamprqad decidiu aplicar uma estrutura singular que garantisse a independência e sobrevivência da IKEA a longo prazo. Para isso, o fundador da maior empresa do mundo no setor da fabricação e venda de móveis cedeu o controlo da vendedora a uma rede de fundações e companhias controladoras.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, fica fora do controlo direto da família.

Os herdeiros de Kamprad vão ficar com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma colecção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de retalho da propriedade da família que tinha um total de cerca de 10 mil milhões de dólares em ativos em 2016.

A maioria das lojas da IKEA pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de “apoiar a inovação” no design, segundo o seu estatuto de fundação.

Segundo o Negócios, os logótipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controlo da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter IKEA, é o franchising global da IKEA.

“A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por, pelo menos, dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros”, escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, a 29 de Janeiro. “Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria“.

A missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Os seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation. A fundação é dona de si mesma, pelo que nenhum membro da família Kamprad possui ações.

A estrutura pensada por Kamprad foi projetada para garantir que a IKEA sobrevive durante muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em fundos de investimento afirmam que esta configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controlo após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad por reconhecer o papel de fundador com controlo sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava “interessado em dinheiro”, disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. “Isso fica claro pela forma como estruturou a propriedade”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto deveria ser um sério tema de estudos : por que a inteligência dos milionários europeus passou a ser inversamente proporcional a sua fortuna ?

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …