Após a morte do fundador, ninguém vai herdar fortuna da IKEA

Ola Torkelsson Sweden / EPA

Visitante do museu Almhult tira uma fofo a uma imagem do fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

O empresário sueco Feodor Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis IKEA, morreu aos 91 anos. O seu património agora vai dissipar-se.

Kamprqad decidiu aplicar uma estrutura singular que garantisse a independência e sobrevivência da IKEA a longo prazo. Para isso, o fundador da maior empresa do mundo no setor da fabricação e venda de móveis cedeu o controlo da vendedora a uma rede de fundações e companhias controladoras.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, fica fora do controlo direto da família.

Os herdeiros de Kamprad vão ficar com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma colecção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de retalho da propriedade da família que tinha um total de cerca de 10 mil milhões de dólares em ativos em 2016.

A maioria das lojas da IKEA pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de “apoiar a inovação” no design, segundo o seu estatuto de fundação.

Segundo o Negócios, os logótipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controlo da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter IKEA, é o franchising global da IKEA.

“A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por, pelo menos, dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros”, escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, a 29 de Janeiro. “Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria“.

A missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Os seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation. A fundação é dona de si mesma, pelo que nenhum membro da família Kamprad possui ações.

A estrutura pensada por Kamprad foi projetada para garantir que a IKEA sobrevive durante muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em fundos de investimento afirmam que esta configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controlo após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad por reconhecer o papel de fundador com controlo sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava “interessado em dinheiro”, disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. “Isso fica claro pela forma como estruturou a propriedade”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto deveria ser um sério tema de estudos : por que a inteligência dos milionários europeus passou a ser inversamente proporcional a sua fortuna ?

RESPONDER

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …