Após a morte do fundador, ninguém vai herdar fortuna da IKEA

Ola Torkelsson Sweden / EPA

Visitante do museu Almhult tira uma fofo a uma imagem do fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

O empresário sueco Feodor Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis IKEA, morreu aos 91 anos. O seu património agora vai dissipar-se.

Kamprqad decidiu aplicar uma estrutura singular que garantisse a independência e sobrevivência da IKEA a longo prazo. Para isso, o fundador da maior empresa do mundo no setor da fabricação e venda de móveis cedeu o controlo da vendedora a uma rede de fundações e companhias controladoras.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, fica fora do controlo direto da família.

Os herdeiros de Kamprad vão ficar com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma colecção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de retalho da propriedade da família que tinha um total de cerca de 10 mil milhões de dólares em ativos em 2016.

A maioria das lojas da IKEA pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de “apoiar a inovação” no design, segundo o seu estatuto de fundação.

Segundo o Negócios, os logótipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controlo da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter IKEA, é o franchising global da IKEA.

“A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por, pelo menos, dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros”, escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, a 29 de Janeiro. “Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria“.

A missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Os seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation. A fundação é dona de si mesma, pelo que nenhum membro da família Kamprad possui ações.

A estrutura pensada por Kamprad foi projetada para garantir que a IKEA sobrevive durante muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em fundos de investimento afirmam que esta configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controlo após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad por reconhecer o papel de fundador com controlo sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava “interessado em dinheiro”, disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. “Isso fica claro pela forma como estruturou a propriedade”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto deveria ser um sério tema de estudos : por que a inteligência dos milionários europeus passou a ser inversamente proporcional a sua fortuna ?

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …