Após a morte do fundador, ninguém vai herdar fortuna da IKEA

Ola Torkelsson Sweden / EPA

Visitante do museu Almhult tira uma fofo a uma imagem do fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

O empresário sueco Feodor Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis IKEA, morreu aos 91 anos. O seu património agora vai dissipar-se.

Kamprqad decidiu aplicar uma estrutura singular que garantisse a independência e sobrevivência da IKEA a longo prazo. Para isso, o fundador da maior empresa do mundo no setor da fabricação e venda de móveis cedeu o controlo da vendedora a uma rede de fundações e companhias controladoras.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, fica fora do controlo direto da família.

Os herdeiros de Kamprad vão ficar com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma colecção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de retalho da propriedade da família que tinha um total de cerca de 10 mil milhões de dólares em ativos em 2016.

A maioria das lojas da IKEA pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de “apoiar a inovação” no design, segundo o seu estatuto de fundação.

Segundo o Negócios, os logótipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controlo da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter IKEA, é o franchising global da IKEA.

“A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por, pelo menos, dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros”, escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, a 29 de Janeiro. “Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria“.

A missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Os seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation. A fundação é dona de si mesma, pelo que nenhum membro da família Kamprad possui ações.

A estrutura pensada por Kamprad foi projetada para garantir que a IKEA sobrevive durante muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em fundos de investimento afirmam que esta configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controlo após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad por reconhecer o papel de fundador com controlo sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava “interessado em dinheiro”, disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. “Isso fica claro pela forma como estruturou a propriedade”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto deveria ser um sério tema de estudos : por que a inteligência dos milionários europeus passou a ser inversamente proporcional a sua fortuna ?

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …