/

Morreu o fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

Jean-christophe Bott / EPA

O fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

O empresário sueco Feodor Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis Ikea, morreu aos 91 anos.

Em comunicado, a empresa informou este domingo que Feodor Ingvar Kamprad morreu este sábado, em sua casa, no sudeste da Suécia, rodeado dos seus familiares após sofrer uma “breve doença”.

“Estamos a honrar a perda do nosso fundador e querido amigo Ingvar. O seu legado será admirado por muitos anos e a sua ideia de criar um dia a dia melhor para todos vai continuar a guiar-nos e inspirar-nos”, disse o presidente do grupo Ieka, Jesper Brodin.

Uma das 500 pessoas mais ricas do mundo, segundo a revista Forbes, Kamprad fundou a maior empresa do mundo no setor da fabricação e venda de móveis, a IKEA. Em 2009 ocupou a quinta posição do ranking de bilionários da Forbes, com uma riqueza avaliada em cerca de 22 mil milhões de dólares.

As duas primeiras letras no nome da empresa, I e K, correspondem às iniciais do seu nome e apelido (Ingvar Kamprad) e as duas últimas, E e A, aos nomes da aldeia onde a empresa foi criada e da povoação onde nasceu (Elmtaryd e Agunnaryd).

Actualmente, a Ikea tem 412 lojas e 149 mil funcionários em 49 países. Em 2017, teve uma facturação de 36,3 mil milhões de euros e um lucro de 2,5 mil milhões.

Ola Torkelsson Sweden / EPA

Visitante do museu Almhult tira uma fofo a uma imagem do fundador da IKEA, Feodor Ingvar Kamprad

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.