Apoio do Estado ao BES não altera para já rating de Portugal

Perpetual Tourist / flickr

-

A agência de rating Standard & Poors disse hoje que o apoio do Estado português na crise desencadeada pelo BES não tem, “no imediato”, impacto na nota de Portugal.

Segundo a empresa de notação financeira, o empréstimo do Tesouro para recapitalizar o novo banco “não afeta imediatamente” o rating soberano de Portugal.

O empréstimo do Tesouro ao fundo de resolução bancário, que depois capitaliza o Novo Banco (que resultou da cisão do BES), foi inicialmente estimado em 4,4 mil milhões de euros, mas com o empréstimo da banca para o mesmo fundo, reduziu-se entretanto para 3,9 mil milhões de euros.

A S&P diz que nos seus cálculos de dívida pública já estão incorporados os 6,4 mil milhões de euros que ainda restavam da linha da troika e que podiam ser usados na recapitalização de bancos.

Ainda assim, admite que pode rever o rating de Portugal mais cedo do que o previsto (07 de novembro) “se o custo de suporte BES ou de assegurar a estabilidade do sistema financeiro português acabar por ser materialmente mais elevado do que o que esperamos atualmente”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.