Apoio do CDS a Marcelo “não está em saldos” (e aproximação ao Chega é “nula”)

José Coelho / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos afasta qualquer entendimento com o Chega e sublinha que o eventual apoio à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa “não está em saldos”.

Em entrevista à revista Visão, Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, disse não esquecer a história que o partido tem com os sociais-democratas, considerando que “se o CDS crescer e ocupar esse espaço da única direita democrática e popular” vai “somar ao PSD”.

Em relação a aproximações partidárias, há uma que, para o CDS, é “nula”: “Que fique bem claro: Nunca apoiaria André Ventura numa candidatura presidencial“.

Se Ventura não é uma opção, não quer dizer, porém, que Marcelo Rebelo de Sousa esteja na calha. Francisco Rodrigues dos Santos não quer um Presidente da República “que seja um explicador constante do Governo”, que “incline o plano a favor” de António Costa, e que “sinta o impulso de querer falar sobre todos os assuntos ao mesmo tempo”.

Não está em causa uma declaração de apoio, até porque esse apoio “não está em saldos”. Trata-se, sim, de “um apelo ao mais alto magistrado da nação“, garantiu o líder do CDS.

No âmbito das eleições presidenciais, o centrista referiu ainda que se Adolfo Mesquita Nunes quisesse avançar, “dignificaria o CDS”. Da mesma forma, se Assunção Cristas quiser ir a eleições para a Câmara de Lisboa terá o seu “apoio incondicional”.

Durante a entrevista, Francisco Rodrigues dos Santos abordou também a questão da eutanásia que, na sua ótica, poderá representar um problema constitucional. “No lugar do Presidente da República, pediria a fiscalização preventiva do diploma e espero que seja isso que o Presidente Marcelo faça”, afirmou.

Já sobre o racismo, o líder centrista disse que “não pode haver a mínima tolerância para gente desta [racista]”, e que “a nossa polícia não é racista”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …