Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Stefani Reynolds / EPA

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a vitória ao democrata Joe Biden está agora a exigir o dinheiro de volta.

De acordo com a revista norte-americana Vice, Fred Eshelman, um doador conhecido entre os republicados da Carolina do Norte, doou 2,5 milhões de dólares a um grupo que entrou com uma série de ações judiciais para contestar os resultados da eleições.

Eshelman doou ao grupo True the Vote, sediado no estado norte-americano do Texas, um total de 2,5 milhões: 2 milhões a 5 de novembro e 500 mil euros a 13 de novembro

Em 2016, o mesmo investidor avançou com 300 mil dólares para Trump Victory Fund.

Na doação para a corrida a Casa Branca em 2020, a presidente do grupo, Catherine Engelbrecht, terá dito a Eshelman que havia “evidências significativas” da existência de várias cédulas de voto consideradas ilegais.

Apesar das alegações, o grupo acabou por retirar as ações judiciais que tinha aberto em vários estados – Wisconsin, Geórgia, Michigan e Pensilvânia -, sem avançar com quaisuqer evidências sobre a alegada fraude eleitoral.

 

Depois de os processos terem sido arquivados, Eshelman pediu o dinheiro de volta, ameaçando mesmo avançar com um processo caso o valor não lhe fosse devolvido.

Face à ameaça de Eshelman de arrastar o caso para tribunal, o advogado republicano Jim Bopp, que tinha dado entrada com os processos que entretanto foram retirados, ofereceu ao investidor um milhão de dólares caso renunciasse ao direito da ação judicial.

A oferta não convenceu Eshelman, que entrou com uma ação no tribunal federal do Texas.

 

“A cada dia que passa torna-se menos provável que o requerente consiga utilizar os fundos que o réu está a reter indevidamente para o propósito inicialmente proposto – isto é, apoiar os esforços para investigar alegações de conduta ilegal e fraudulenta relacionadas com as eleições presidenciais de 2020″, pode ler-se na queixa.

O True the Vote não prestou esclarecimentos adicionais à revista Vice.

O próximo Presidente dos Estados Unidos toma posse a 20 de janeiro de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …