Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Stefani Reynolds / EPA

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a vitória ao democrata Joe Biden está agora a exigir o dinheiro de volta.

De acordo com a revista norte-americana Vice, Fred Eshelman, um doador conhecido entre os republicados da Carolina do Norte, doou 2,5 milhões de dólares a um grupo que entrou com uma série de ações judiciais para contestar os resultados da eleições.

Eshelman doou ao grupo True the Vote, sediado no estado norte-americano do Texas, um total de 2,5 milhões: 2 milhões a 5 de novembro e 500 mil euros a 13 de novembro

Em 2016, o mesmo investidor avançou com 300 mil dólares para Trump Victory Fund.

Na doação para a corrida a Casa Branca em 2020, a presidente do grupo, Catherine Engelbrecht, terá dito a Eshelman que havia “evidências significativas” da existência de várias cédulas de voto consideradas ilegais.

Apesar das alegações, o grupo acabou por retirar as ações judiciais que tinha aberto em vários estados – Wisconsin, Geórgia, Michigan e Pensilvânia -, sem avançar com quaisuqer evidências sobre a alegada fraude eleitoral.

 

Depois de os processos terem sido arquivados, Eshelman pediu o dinheiro de volta, ameaçando mesmo avançar com um processo caso o valor não lhe fosse devolvido.

Face à ameaça de Eshelman de arrastar o caso para tribunal, o advogado republicano Jim Bopp, que tinha dado entrada com os processos que entretanto foram retirados, ofereceu ao investidor um milhão de dólares caso renunciasse ao direito da ação judicial.

A oferta não convenceu Eshelman, que entrou com uma ação no tribunal federal do Texas.

 

“A cada dia que passa torna-se menos provável que o requerente consiga utilizar os fundos que o réu está a reter indevidamente para o propósito inicialmente proposto – isto é, apoiar os esforços para investigar alegações de conduta ilegal e fraudulenta relacionadas com as eleições presidenciais de 2020″, pode ler-se na queixa.

O True the Vote não prestou esclarecimentos adicionais à revista Vice.

O próximo Presidente dos Estados Unidos toma posse a 20 de janeiro de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …