Aplicação de telemóvel ajuda FBI a desmantelar rede criminosa. 800 pessoas foram detidas

Jerry Lampen / EPA

Europol Press Conference on Organized Crime

Ao longos dos últimos três anos, o FBI e a polícia federal australiana monitorizaram milhões de mensagens encriptadas através de telemóveis plantados entre criminosos.

Várias agências dos Estados Unidos e da Austrália usaram uma aplicação utilizada por criminosos e leram milhões de mensagens encriptadas, resultando em centenas de detenções de suspeitos ligados ao crime organizado em 18 países, escreve a Reuters.

A operação conjunta da polícia australiana e do FBI americano levou à detenção de suspeitos na Austrália, Ásia, América do Sul, Europa e no Médio Oriente, envolvidos no tráfico global de narcóticos, revelaram as autoridades.

Denominada “Operação Escudo de Tróia” (Trojan Shield) pelo FBI, é agora considerada uma das maiores infiltrações e aquisições de uma rede encriptada especializada.

A operação levou as autoridades dos Estados Unidos a criar e lançar uma aplicação de mensagens instantâneas Anom, destinada a ser usada por redes de crime organizado.

A ideia surgiu após as autoridades perceberem que o crime organizado recorria a telemóveis especiais, cujo conteúdo podia ser facilmente apagado caso fossem apanhados.

Foram presos mais de 800 membros suspeitos de gangues de crime organizado e foram apreendidos 48 milhões de dólares americanos (39,4 milhões de euros) em dinheiro e criptomoedas em rusgas por todo o mundo.

De acordo com a Europol, várias ações policiais em grande escala foram executadas nos últimos dias em 16 dos 18 países, resultando em mais de 700 buscas domiciliárias, a apreensão de mais de oito toneladas de cocaína, 22 toneladas de canábis, duas toneladas de drogas sintéticas, seis toneladas de precursores de drogas sintéticas, 250 armas de fogo e 55 veículos de luxo.

Scott Morrison, primeiro-ministro australiano, afirmou que a operação “foi um golpe forte contra o crime organizado”, acrescentando que “este é um momento decisivo na história da aplicação da lei australiana”.

A Austrália revelou que prendeu 224 pessoas, incluindo membros de gangues de motociclistas ilegais, enquanto a Nova Zelândia disse que deteve 35 pessoas.

Na Europa, foram detidos 75 suspeitos na Suécia e 49 na Holanda, segundo as autoridades locais, a Europol e o FBI.

Já a polícia alemã deteve mais de 70 suspeitos e revistou mais de 150 locais. As autoridades alemãs apreenderam também centenas de quilos de drogas, mais de 20 armas, mais de 30 carros de luxo e dinheiro no valor de 250 mil euros, bem como equipamentos de informática.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …