Aplicação de telemóvel ajuda FBI a desmantelar rede criminosa. 800 pessoas foram detidas

Jerry Lampen / EPA

Europol Press Conference on Organized Crime

Ao longos dos últimos três anos, o FBI e a polícia federal australiana monitorizaram milhões de mensagens encriptadas através de telemóveis plantados entre criminosos.

Várias agências dos Estados Unidos e da Austrália usaram uma aplicação utilizada por criminosos e leram milhões de mensagens encriptadas, resultando em centenas de detenções de suspeitos ligados ao crime organizado em 18 países, escreve a Reuters.

A operação conjunta da polícia australiana e do FBI americano levou à detenção de suspeitos na Austrália, Ásia, América do Sul, Europa e no Médio Oriente, envolvidos no tráfico global de narcóticos, revelaram as autoridades.

Denominada “Operação Escudo de Tróia” (Trojan Shield) pelo FBI, é agora considerada uma das maiores infiltrações e aquisições de uma rede encriptada especializada.

A operação levou as autoridades dos Estados Unidos a criar e lançar uma aplicação de mensagens instantâneas Anom, destinada a ser usada por redes de crime organizado.

A ideia surgiu após as autoridades perceberem que o crime organizado recorria a telemóveis especiais, cujo conteúdo podia ser facilmente apagado caso fossem apanhados.

Foram presos mais de 800 membros suspeitos de gangues de crime organizado e foram apreendidos 48 milhões de dólares americanos (39,4 milhões de euros) em dinheiro e criptomoedas em rusgas por todo o mundo.

De acordo com a Europol, várias ações policiais em grande escala foram executadas nos últimos dias em 16 dos 18 países, resultando em mais de 700 buscas domiciliárias, a apreensão de mais de oito toneladas de cocaína, 22 toneladas de canábis, duas toneladas de drogas sintéticas, seis toneladas de precursores de drogas sintéticas, 250 armas de fogo e 55 veículos de luxo.

Scott Morrison, primeiro-ministro australiano, afirmou que a operação “foi um golpe forte contra o crime organizado”, acrescentando que “este é um momento decisivo na história da aplicação da lei australiana”.

A Austrália revelou que prendeu 224 pessoas, incluindo membros de gangues de motociclistas ilegais, enquanto a Nova Zelândia disse que deteve 35 pessoas.

Na Europa, foram detidos 75 suspeitos na Suécia e 49 na Holanda, segundo as autoridades locais, a Europol e o FBI.

Já a polícia alemã deteve mais de 70 suspeitos e revistou mais de 150 locais. As autoridades alemãs apreenderam também centenas de quilos de drogas, mais de 20 armas, mais de 30 carros de luxo e dinheiro no valor de 250 mil euros, bem como equipamentos de informática.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …