Trinta e sete mulheres podem ser eleitas presidente de câmara em setembro

jad99 / Wikimedia

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Número de mulheres a encabeçar listas deixa antever que as presidentes da câmara em Portugal deverão aumentar, mas de forma residual.

Em Portugal, das 308 autarquias existentes, apenas sete têm mulheres em maioria no executivo, são elas Alvaiázere (Leiria), Proença-a-Nova (Castelo Branco), Marinha Grande (Leiria), Nisa (Portalegre), Constância (Santarém), Penedono (Viseu) e Vieira do Minho (Braga). Estes municípios são os únicos no país em que os executivos camarários têm mais mulheres do que homens — sendo que destes apenas três são presididos por mulheres.

Nas últimas eleições autárquicas, 31 câmaras foram ganhas por mulheres — 18 pertencentes ao PS, seis ao PSD, quatro ao PCP e três independentes.



A expectativa é que nas próximas eleições de setembro este número possa aumentar, já que há mais candidatas do que que em 2013 (162) e 2017 (237). No entanto, o Diário de Notícias justifica este aumento com a chegada de novos partidos.

O Partido Comunista é o que mais candidatas cabeça-de-lista apresenta, 80, seguido do Partido Socialista, 44, dos Sociais Democratas, 31, do Chega, 30, do Bloco de Esquerda, 27, do CDS, 17, do PAN, 13, da Iniciativa Liberal, seis, e o Livre, três. Falta ainda contabilizar as candidatas independentes do PTT e do MPT.

Caso os valores estejam próximos dos de 2017, podem ser mais de 270 as mulheres candidatas a presidente de câmara nas próximas eleições autárquicas.

Ainda segundo o DN, a relação entre o número de candidatas e as que são eleitas presidentes de câmara é mais favorável ao PS, que nas últimas autárquicas conseguiu eleger 42% das suas candidatas, ao passo que o PSD elegeu 25% e o PCP 5% — apesar de ser a força política com mais candidatas a liderar listas. Estes são também os únicos partidos a conseguir eleger candidatas. Já os grupos de cidadãos conseguiram eleger 227% das suas candidatas.

Uma comparação entre os resultados de 2013 permite perceber que as variações não são significativas, com 41% das candidatas do PS a serem eleitas presidente de câmaras, 27% das candidatas do PSD, 11% das do PCP e 22% das candidaturas independentes — isto apesar de o número de candidatas às eleições ter aumentado 46% de 2013 para 2017. Com os portugueses a elegerem apenas 13,5% das mulheres.

Caso esta tendência se mantenha, nas próximas autárquicas deverão ser eleitas apenas mais seis mulheres do que em 2017 — foram 23 em 2012 e 31 em 2017, com quatro a sair para desempenharem outros cargos. Como tal, 2021 poderá ser o ano em que 37 mulheres serão eleitas presidente de câmara.

  ARM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é como o lobby gay e o racismo. Queixam-se de discriminação até serem a maioria dominante em cargos de poder. Depois já não há discriminação, só mérito…

RESPONDER

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …