Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

(dr) University of Missouri

Cloudina fossilizado encontrado no deserto do Nevada, nos EUA

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos.

Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no final do Período Ediacarano, um grupo de criaturas bizarras de corpo mole emergiu nos oceanos da Terra, representando o primeiro grande grupo de vida complexa e multicelular do nosso planeta.

Segundo a revista Newsweek, os organismos ediacaranos representam um marco importante na evolução da vida na Terra, pois precedem imediatamente a chamada Explosão Cambriana. Porém, ainda não é claro como é que esta biota ediacarana se relaciona com os animais modernos e, como tal, colocar estes organismos na árvore da vida é ainda complexo.

Agora, cientistas identificaram aquilo que poderão ser os aparelhos digestivos de uma criatura extinta, parecida com um verme, conhecida como Cloudina — que fazia parte de um grupo maior que ultrapassava a fronteira entre os ediacaranos e os cambrianos.

De acordo com o estudo desta equipa, publicado na revista científica Nature Communications, estes aparelhos digestivos são uma das estruturas anatómicas fossilizadas mais antigas já conhecidas, lançando novas luzes sobre a evolução da vida animal.

“Estes fósseis encaixam-se num grupo muito reconhecido de organismos — Cloudinidae — que os cientistas utilizam para identificar os últimos 10 a 15 milhões de anos do período Ediacarano, ou o período imediatamente antes da Explosão Cambriana”, afirma em comunicado Jim Schiffbauer, professor associado da Universidade do Missouri, acrescentando que “a sua estrutura anatómica é muito mais parecida com um verme do que com um coral”.

“Estas estruturas não são apenas os aparelhos digestivos mais antigos já descobertos, mas também ajudam a resolver o posicionamento evolutivo há muito debatido sobre este importante grupo fóssil”, declara ainda o investigador.

Os investigadores identificaram estes aparelhos digestivos usando uma técnica especial de tomografia computadorizada (TC) que lhes permitiu criar uma reconstrução digital 3D do fóssil, ajudando-os a ver o que estava no seu interior.

“Com a TC, podemos avaliar rapidamente os principais recursos internos e, de seguida, analisar todo o fóssil sem haver a possibilidade de o danificar”, explica Tara Selly, co-autora do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Madjer diz adeus ao futebol de praia

O internacional português, eleito cinco vezes melhor jogador mundial de futebol de praia, anunciou, esta quinta-feira, o fim de carreira e prepara-se para assumir o cargo de coordenador para a modalidade da Federação Portuguesa de …

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …