Apagão interrompe discurso de Maduro sobre falta de luz na Venezuela

 

Diversas cidades venezuelanas, incluindo Caracas, a capital do país, estão sem luz desde a tarde desta sexta-feira.

Um discurso ao vivo na TV do presidente, Nicolas Maduro, chegou a ser interrompido duas vezes pela falta de energia.

“Vamos investigar os problemas no sistema eléctrico que estamos a enfrentar em algumas partes do país”, disse o presidente durante um discurso numa cerimónia com jornalistas locais.

As televisões do país congelaram por vários segundos durante a transmissão.

A frase “parece que a luz caiu“, dita por alguém nos bastidores, chegou a ser ouvida pelos tele-espectadores, relatam as agências de notícias. O problema teria afectado 10 dos 23 Estados da Venezuela.

Segundo fontes não oficiais, a falha terá tido origem nos cabos elétricos situados entre San Gerónimo e La Arenosa, na região central do país, afetando, além do Distrito Capital, os Estados de Maracaibo, Miranda, Mérida, Portuguesa, Barinas, Lara, Carabobo, Trujillo e Guárico.

O jornal El Universal diz que uma falha no sistema eléctrico afectou as principais fábricas hidro-elétricas do país.

As linhas 1, 2 e 3 do metro da capital ficaram paralisadas pelo problema.

No Twitter, a hashtag #VenezuelaSinLuz é uma das cinco mais partilhadas no país. Em primeiro lugar está a hashtag #VzlaenOscuridadPorCulpaDeMaduro (“Venezuela no escuro por culpa de Maduro”).

“Há 15 anos, vendíamos electricidade à Colômbia e ao Brasil. Agora damos pena ao mundo”, escreveu o utilizador Romulo Isaias.

“A incompetência é tão grande que transborda por qualquer brecha”, diz a utilizadora Juliana_PM.

À Reuters, representantes da companhia estatal de petróleo PDVSA disseram que não há informações sobre os efeitos da falta de luz na produção de petróleo do país.

Uma falha no fornecimento de energia elétrica deixou, no passado mês de Dezembro, metade da Venezuela às escuras, interrompendo também um discurso  do presidente ao país.

Já em Março deste ano, um outro apagão eléctrico provocou o colapso do trânsito e do serviço do Metropolitano de Caracas, com as ruas a registarem uma inusitada afluência de pessoas que tentavam chegar aos seus empregos e longas filas para apanhar autocarros.

As falhas de energia são comuns na Venezuela, mas raramente afectam a capital, Caracas. Embora o país tenha grandes reservas de petróleo, depende de centrais hidro-elétricas para o abastecimento de energia.

ZAP / BBC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …