Apagão interrompe discurso de Maduro sobre falta de luz na Venezuela

 

Diversas cidades venezuelanas, incluindo Caracas, a capital do país, estão sem luz desde a tarde desta sexta-feira.

Um discurso ao vivo na TV do presidente, Nicolas Maduro, chegou a ser interrompido duas vezes pela falta de energia.

“Vamos investigar os problemas no sistema eléctrico que estamos a enfrentar em algumas partes do país”, disse o presidente durante um discurso numa cerimónia com jornalistas locais.

As televisões do país congelaram por vários segundos durante a transmissão.

A frase “parece que a luz caiu“, dita por alguém nos bastidores, chegou a ser ouvida pelos tele-espectadores, relatam as agências de notícias. O problema teria afectado 10 dos 23 Estados da Venezuela.

Segundo fontes não oficiais, a falha terá tido origem nos cabos elétricos situados entre San Gerónimo e La Arenosa, na região central do país, afetando, além do Distrito Capital, os Estados de Maracaibo, Miranda, Mérida, Portuguesa, Barinas, Lara, Carabobo, Trujillo e Guárico.

O jornal El Universal diz que uma falha no sistema eléctrico afectou as principais fábricas hidro-elétricas do país.

As linhas 1, 2 e 3 do metro da capital ficaram paralisadas pelo problema.

No Twitter, a hashtag #VenezuelaSinLuz é uma das cinco mais partilhadas no país. Em primeiro lugar está a hashtag #VzlaenOscuridadPorCulpaDeMaduro (“Venezuela no escuro por culpa de Maduro”).

“Há 15 anos, vendíamos electricidade à Colômbia e ao Brasil. Agora damos pena ao mundo”, escreveu o utilizador Romulo Isaias.

“A incompetência é tão grande que transborda por qualquer brecha”, diz a utilizadora Juliana_PM.

À Reuters, representantes da companhia estatal de petróleo PDVSA disseram que não há informações sobre os efeitos da falta de luz na produção de petróleo do país.

Uma falha no fornecimento de energia elétrica deixou, no passado mês de Dezembro, metade da Venezuela às escuras, interrompendo também um discurso  do presidente ao país.

Já em Março deste ano, um outro apagão eléctrico provocou o colapso do trânsito e do serviço do Metropolitano de Caracas, com as ruas a registarem uma inusitada afluência de pessoas que tentavam chegar aos seus empregos e longas filas para apanhar autocarros.

As falhas de energia são comuns na Venezuela, mas raramente afectam a capital, Caracas. Embora o país tenha grandes reservas de petróleo, depende de centrais hidro-elétricas para o abastecimento de energia.

ZAP / BBC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …

Fim das moratórias. Banco de Fomento está a trabalhar com outros bancos

O Banco Português de Fomento está a trabalhar com vários stakeholders, nomeadamente os bancos, para ter o fim das moratórias em conta com a perspetiva para este e o próximo ano. Nos próximos tempos, o Banco …