Apagão deixa metade da Venezuela às escuras

franzconde / wikimedia

A capital da Venezuela, Caracas, numa noite normal

A capital da Venezuela, Caracas, numa noite normal

Uma falha no fornecimento de energia elétrica deixou, na noite desta segunda-feira, metade da Venezuela às escuras. Segundo o ministro de Energia Elétrica, Jesse Chacón, o problema, detectado na subestação de La Arenosa (300 quilómetros a oeste de Caracas), afectou a região central e ocidental do país.

O ‘apagão’, ocorrido cerca das 20:10 locais de segunda-feira (00:40 em Lisboa), interrompeu, inclusive, uma alocução ao país por parte do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Maduro afirmou no seu Twitter que o apagão teve a mesma origem do que em setembro deixou também meia Venezuela sem energia eléctrica, e sugeriu que o mesmo seria um acto de sabotagem: “Estoy en Miraflores en equipo, siguiendo el extraño apagón que se desato en el mismo lugar del último Sabotaje, pido al pueblo estar alerta…“.

As falhas de energia são comuns na Venezuela, mas raramente afectam a capital, Caracas. Embora o país tenha grandes reservas de petróleo, depende de centrais hidro-elétricas para o abastecimento de energia.

Segundo a BBC, responsáveis oficiais afirmaram em ocasiões anteriores que os apagões poderiam ser causados pelo grande consumo de energia em alturas de pico e pela má manutenção da rede eléctrica.

Enquanto a cidade de Caracas se mantinha sem eletricidade, eram audíveis os sons de populares a bater em panelas – uma forma habitual de protesto.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …