Apagão causou colapso de trânsito na Venezuela

franzconde / wikimedia

A capital da Venezuela, Caracas, numa noite normal

A capital da Venezuela, Caracas, numa noite normal

Um apagão eléctrico provocou hoje o colapso do trânsito e do serviço do Metropolitano de Caracas, com as ruas a registarem uma inusitada afluência de pessoas que tentavam chegar aos seus empregos e longas filas para apanhar autocarros.

Sem semáforos a funcionar, com importantes estações encerradas e o serviço intermitente do Metropolitano na sequência do apagão de mais de 12 horas de duração, muitas pessoas tentaram apanhar os autocarros que circulavam lentamente, com muitos passageiros de pé, alguns deles até pendurados nas portas.

O apagão, segundo o ministro venezuelano de energia eléctrica, Jesse Chacón, foi ocasionado por um incêndio no parque nacional Warairarepano (norte de Caracas) que afectou as linhas de transmissão 1 e 2 do sistema eléctrico Tacoa – Boyacá

Segundo aquele responsável, “há indícios” de que o incêndio tenha sido “provocado”, porque “não havia vegetação alta que produzisse um incêndio espontâneo”.

A falha eléctrica afectou o serviço do Hospital JM de Los Ríos, que ficou completamente às escuras, e também de algumas clínicas, entre elas a Clínica Venezuela, em que não era possível atender nem os casos de emergência, por falta de um gerador alternativo de energia.

Muitas lojas não abriram as portas e vários trabalhadores públicos não puderam aceder aos escritórios. Várias empresas privadas optaram por enviar os empregados para casa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: "É preciso o guarda-redes estar morto?"

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/v-guimaraes-0-1-sp-braga-o-musical Dérbi. Segundo dérbi nesta sequência de musicais. O primeiro foi entre vizinhos que moram na mesma cidade; agora temos vizinhos que moram na mesma região. O Minho aquece, mesmo no outono, quando estes dois conjuntos se …