Ao terceiro dia, 70% dos voos programados pela TAP estão a ser realizados

Aero Icarus / Wikimedia

-

A TAP informou este domingo que às primeiras horas do terceiro dia de greve dos pilotos estão a ser realizados cerca de 70% dos voos programados, dados que incluem os voos dos serviços mínimos.

No Aeroporto da Madeira, não se realizaram dois voos, com destino ao Porto e Lisboa.

O porta-voz da transportadora aérea André Serpa Soares afirmou à agência Lusa que se “está a verificar a tendência dos dois primeiros dias de greve ao se realizarem 70% dos voos, incluindo os serviços mínimos, estando a ser cancelados cerca de 30% dos voos”.

A adesão à greve de dez dias dos pilotos está a ser mais elevada na Portugália (PGA), o que afeta o aeroporto de Sá Carneiro, no Porto.

No segundo dia de greve, a TAP revelou que foram cancelados 79 dos 254 voos programados até às 17h30, realizando cerca de 70% da operação e repetindo assim os valores do primeiro dia.

Ao contrário, sobre a adesão à greve, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) afirmou no sábado que apenas 30% dos pilotos estiveram a trabalhar.

A adesão dos pilotos ao protesto foi sempre superior na PGA – nas assembleias gerais, 90% dos pilotos da TAP aprovaram a proposta de uma greve de dez dias, enquanto na PGA foi aprovada por unanimidade.

A TAP informou ainda que os serviços da companhia estão a fazer tudo para encontrar soluções para todos os passageiros com voos cancelados e adiados, nomeadamente “o encaminhamento para outras companhias aéreas, outros voos da própria TAP ou dando proteção em terra”.

O SPAC marcou a greve entre 1 e 10 de maio por considerar que o Governo não está a cumprir um acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.

Nos dez dias de greve estarão em causa cerca de três mil voos e 300 mil passageiros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais do que a consciência de classe (70%), antes das leis (30%), há o senso comum- dos 1090 pilotos pouco mais de 300 interferem em todas as infra-estruturas ligadas à aviação civil, mas não só: Agencias de viagens, turismo, hotelaria, restauração, na economia de um país, não por um, nem 3 nem 1 semana. Por dez dias. Reaccionarismo ‘democrático’ com ‘vantagens mercedes’

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …