Anúncios “sexistas” da Yves Saint Laurent retirados em França

ysl / Instagram

-

Os polémicos anúncios da Yves Saint Laurent, que segundo os seus críticos transmitiam uma imagem degradante da mulher, foram retirados, informou esta sexta-feira a autoridade francesa de regulação profissional da publicidade, ARPP.

A entidade tinha solicitado na segunda-feira passada que a marca cancelasse a campanha em causa, depois de um organismo independente, o Júri da Ética Publicitária, ter recebido mais de cem reclamações.

Este organismo prevê divulgar um parecer sobre as imagens na próxima segunda-feira, mas a ARPP pediu entretanto a retirada do material publicitário ainda antes dessa sentença.

A ARPP considera que as posturas das modelos usadas na campanha da marca francesa “coincidem com a ideia de mulher objeto, sugerem uma ideia de submissão sexual, criam estereótipos sexistas e são susceptíveis de impactar a sensibilidade pública”.

Num dos polémicos anúncios, cuja divulgação coincidiu com a Semana da Moda de Paris, uma modelo com meias quadriculadas, casaco de peles e sapatos de salto com rodas, como se fossem patins, aparece deitada no chão com as pernas abertas, dobradas.

Em outro anúncio, uma jovem com as pernas esticadas, vestida com um body e também usando saltos com rodas, repousa a parte superior do corpo inclinada em um banco. Em ambos os casos, é notória a extrema magreza das modelos.

Bravo, Yves Saint Laurent, pelas vossas campanhas misóginas. Muito bom gosto para celebrar o dia 8 de Março“, ironiza um utilizador no Twitter.

Para a ARPP, essas fotografias violam “gravemente” as normas sobre a imagem e o respeito da pessoa contidas no Código de Regulações da Publicidade em França. Os cartazes, explicou à agência EFE o director do organismo, Stéphane Martin, foram retirados na noite da quarta-feira.

Martin não detalhou a duração original prevista da campanha nem se a retirada foi uma iniciativa da própria empresa ou dos distribuidores, que foram aconselhados a levar em conta as reacções do público e a convencer o seu cliente a “mudar o ângulo” da acção.

As críticas disseminaram-se pelas redes sociais e contaram com o apoio da ministra francesa dos Direitos da Mulher, Laurence Rossignol, que disse à emissora “France 2” que a campanha colocava a mulher numa postura “humilhante” e mostrava modelos “quase anorécticas”.

Esta não é a primeira vez que a Yves Saint Laurent se envolve em polémica devido às suas arrojadas campanhas publicitárias. Há dois anos, a autoridade reguladora britânica proibiu um anúncio da marca devido à extrema magreza de uma modelo.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É um ângulo fotográfico tão natural como qualquer outro. O corpo humano é natural e belo de qualquer ângulo…………………. Mentes retrógradas e tacanhas. Já falta pouco para nos obrigarem a usar burkas, não?……………..

  2. Enfim, o politicamente correcto (leia-se “politicamente maricóide”) está a dar cabo da criatividade artística. Por esse prisma, a maior parte dos filmes, fotografias, música, etc. dos anos 60 a 80, ia direitinha para a fogueira desses inquisidores…

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …