Anulação do tribunal não trava ajuda de 462 milhões de euros na TAP

Profilbesitzer / Flickr

Apesar de o Tribunal Geral da União Europeia (UE) ter anulado a decisão da Comissão Europeia, que aprovou a ajuda de 1,2 mil milhões de euros do Estado português à TAP, não impede que a companhia aérea receba o próximo cheque de 462 milhões.

Segundo o que apurou o Correio da Manhã, este apoio intercalar, que faz parte de um envelope global de 3,72 mil milhões a transferir até 2024, deverá ser injetado na transportadora dentro de dias.

António Costa garantiu na quarta-feira que, para já, a decisão proveniente de Bruxelas não tem “consequência nenhuma”.

Contudo, mesmo que a anulação venha a ser definitiva, o pagamento dos apoios futuros inscritos no plano de reestruturação, que está a ser avaliado por Bruxelas, não fica comprometido.

Ainda assim, uma fonte ligada ao processo admitiu ao CM que se a TAP tiver de devolver os 1,2 mil milhões de euros ao Estado será o fim da companhia, sobretudo porque para além de não ter capacidade de reembolsar o valor, a companhia ainda precisa de mais fundos para conseguir ultrapassar a crise que enfrenta.

O Governo prevê que a TAP possa precisar, até 2024, de financiamentos que podem atingir 3,72 mil milhões de euros.

A anulação do Tribunal Geral da UE surgiu na sequência do recurso interposto pela transportadora aérea Ryanair, que contestou a ajuda estatal à companhia aérea de bandeira portuguesa. Costa realça assim que a decisão “é meramente preliminar” e refere que cabe à União Europeia prestar as informações complementares exigidas.

Neste sentido, a Comissão Europeia já revelou que está a analisar os “próximos passos”. De acordo com o tribunal, trata-se de fundamentar devidamente os apoios, concedidos na sequência da pandemia de covid-19 que atingiu todas as companhias europeias. Se a anulação se confirmar, será o fim da aviação civil europeia, apurou o CM.

Por sua vez, a Ryanair congratulou a decisão e recordou que a UE aprovou auxílios estatais no valor de 30 mil milhões de euros.

De recordar que o Tribunal de Justiça da União Europeia também anulou o aval dado por Bruxelas a uma ajuda estatal holandesa de 3,4 mil milhões à companhia aérea KLM, neste caso por “insuficiência de fundamentação”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …