“Muito angustiado”. Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

Mazur / Catholic Church England and Wales

Papa Francisco

O Papa Francisco afirmou este domingo estar “muito angustiado” com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus.

“O mar leva o meu pensamento um pouco longe, para Istambul, penso em Santa Sofia e estou muito angustiado”, limitou-se a dizer o Papa, depois de enviar uma mensagem sobre o Dia Internacional do Mar. Sente a transformação de forma “muito dolorosa”.

As palavras do Papa são o primeiro comentário do Vaticano sobre a decisão da Turquia de transformar a basílica de Santa Sofia numa mesquita.

No sábado, o jornal diário do Vaticano, Osservatore Romano, tinha relatado fatualmente o acontecimento, citando as principais reações internacionais, mas sem fazer comentários.

O Presidente turco por sua vez, rejeitou também no sábado a condenação internacional pela transformação da antiga basílica de Santa Sofia, em Istambul, numa mesquita, justificando que a decisão tem por base os “direitos soberanos” do seu país.

“Aqueles que não tropeçam contra a islamofobia nos próprios países (…) atacam a vontade da Turquia de usar os seus direitos soberanos”, disse então Recep Tayyip Erdogan, numa cerimónia realizada por videoconferência.

“Tomámos essa decisão tendo em consideração não o que os outros dizem, mas tendo em consideração os nossos direitos, como o fizemos na Síria, na Líbia e noutros lugares”.

Na sexta-feira, o Conselho de Estado, o mais alto tribunal administrativo da Turquia, aceitou o pedido de diversas associações, tendo revogado uma medida governamental de 1934 que conferia a Santa Sofia o estatuto de museu.

A seguir a esta decisão, Erdogan anunciou que a antiga basílica bizantina de Constantinopla estaria aberta às orações muçulmanas enquanto mesquita na sexta-feira, 24 de julho.

A antiga basílica é uma importante obra arquitetónica que foi construída no século VI pelos bizantinos, que lá coroaram os seus imperadores, sendo classificada como Património Mundial pela UNESCO e uma das principais atrações turísticas de Istambul, que em 2019 recebeu cerca de 3,8 milhões de visitantes.

Convertida em mesquita em 1453, após a captura de Constantinopla pelos otomanos, foi transformada em museu em 1934 pelo líder da jovem República Turca, Mustafa Kemal, desejoso de “oferecê-la à humanidade”.

Vários países, nomeadamente a Rússia e a Grécia, que seguem de perto o destino da herança bizantina na Turquia, assim como os Estados Unidos e a França, alertaram Ankara por estarem contra que se convertesse Santa Sofia num local de culto muçulmano.

Esta é uma medida que Erdogan, de um partido islamita e conservador, faz bandeira de campanha eleitoral em sua defesa há anos.

A UNESCO, por sua vez, lamentou “profundamente” a decisão “tomada sem diálogo prévio”, enquanto o Conselho Mundial de Igrejas, que reúne cerca de 350 igrejas cristãs, nomeadamente protestantes e ortodoxas, manifestou a sua “tristeza” e “consternação”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …