Anexo SS obriga 300 mil a mudar declaração de IRS

A entrega das declarações de IRS para quem tem rendimentos de recibos verdes termina este domingo, 31 de Maio, e muitos contribuintes terão que confirmar se entregaram o Anexo SS, da Segurança Social. Para quem entregou a declaração sem este documento, pode ainda rectificar a situação sem prejuízos.

Um universo de 300 mil pessoas já terá alterado as suas declarações, noticia o Correio da Manhã, para evitar as multas que podem ir de 50 a 250 euros.

Mas a Segurança Social deverá contactar os contribuintes que entregarem as suas declarações de IRS sem o devido Anexo SS, alertando-as para procederem à necessária entrega, sem que haja lugar a multas, de acordo com o jornal.

Os contribuintes com rendimentos como trabalhadores independentes foram surpreendidos, a 7 de Maio – isto é, depois de já se ter iniciado o prazo de entrega das declarações de IRS -, com a notícia de que era preciso incluir o Anexo SS.

Perante as muitas críticas pelo facto, chegou-se a especular que o Fisco poderia prolongar o prazo de entrega, mas a Autoridade Tributária decidiu não o fazer para não atrasar o pagamentos dos reembolsos, sublinha o Correio da Manhã.

O coro de críticas a esta situação prossegue e na sexta-feira à noite foi Manuela Ferreira Leite, a antiga ministra das Finanças, quem veio falar numa “falta de consideração” para com os contribuintes.

No seu comentário na TVI24, Manuela Ferreira Leite salientou que a Segurança Social está “a funcionar de forma absolutamente selvática” e que procura “arranjar forma indirecta de obter mais receita para o Estado”.

“Ficará sempre a dúvida se a imaginação já nos conduz, não à criação de mais impostos, mas de fórmulas de levar a lapsos que conduzam a multas“, conclui a antiga ministra.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …