Andrew Cotton poderá ter superado na Nazaré onda de McNamara

 

O britânico Andrew Cotton poderá ter surfado na Nazaré, este domingo, uma onda maior do que a de 01 de novembro de 2011 do havaiano Garret McNamara, admitiu o surfista em declarações ao jornal inglês Daily Mail.

“Eu pensava ter conseguido a maior há três meses. Nunca pensei que bateria isso tão cedo”, afirmou Andrew Cotton, de 34 anos, reagindo à possibilidade de ter superado, na Praia do Norte, em cerca de 60 centímetros o recorde que está na posse de Garret McNamara.

A mesma hipótese é avançada pelo britânico The Guardian, que, na sua edição online, lhe dedica uma galeria de imagens, considerando que a onda surfada por Cotton no domingo teria 24,3 metros.

“Estava uma ondulação gigante, condições muito traiçoeiras. Andámos sempre em segurança. O plano era esperar pelas maiores ondas e apanhar essas ondas. O mar estava irregular, muito difícil de surfar (…). Não penso que tenha sido a maior onda que já surfámos na Nazaré, mas foi um grande desafio, uma grande experiência”, disse o britânico, num vídeo do projeto ZON North Canyon by Garrett McNamara.

A 01 de novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records (23,7 metros). Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros. No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser “fortemente contra” o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

Na altura, McNamara realçou o seu gosto pelo surf, considerando que não necessitava que um painel da Billabong medisse a dimensão da onda.

A 28 de outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de superar a de janeiro de McNamara.

Tanto as ondas de outubro de 2013 de Burle e Cotton, como a do britânico de domingo, como as dos brasileiros Pedro Scooby, Felipe Cesarano, Maya Gabeira, Silvio Mancusi, Rodrigo Koxa e do francês Eric Rabiere, todas na Nazaré, surgem entre as candidatas ao prémio de maior onda surfada no Billabong XXL Global BigWave Awards de 2013, juntamente com os portugueses Nick Von Rupp, Mullaghmore Head, na Irlanda, e Joana Andrade, em Peniche. Os finalistas vão ser conhecidos em maio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …