Andrew Cotton poderá ter superado na Nazaré onda de McNamara

 

O britânico Andrew Cotton poderá ter surfado na Nazaré, este domingo, uma onda maior do que a de 01 de novembro de 2011 do havaiano Garret McNamara, admitiu o surfista em declarações ao jornal inglês Daily Mail.

“Eu pensava ter conseguido a maior há três meses. Nunca pensei que bateria isso tão cedo”, afirmou Andrew Cotton, de 34 anos, reagindo à possibilidade de ter superado, na Praia do Norte, em cerca de 60 centímetros o recorde que está na posse de Garret McNamara.

A mesma hipótese é avançada pelo britânico The Guardian, que, na sua edição online, lhe dedica uma galeria de imagens, considerando que a onda surfada por Cotton no domingo teria 24,3 metros.

“Estava uma ondulação gigante, condições muito traiçoeiras. Andámos sempre em segurança. O plano era esperar pelas maiores ondas e apanhar essas ondas. O mar estava irregular, muito difícil de surfar (…). Não penso que tenha sido a maior onda que já surfámos na Nazaré, mas foi um grande desafio, uma grande experiência”, disse o britânico, num vídeo do projeto ZON North Canyon by Garrett McNamara.

A 01 de novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records (23,7 metros). Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros. No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser “fortemente contra” o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

Na altura, McNamara realçou o seu gosto pelo surf, considerando que não necessitava que um painel da Billabong medisse a dimensão da onda.

A 28 de outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de superar a de janeiro de McNamara.

Tanto as ondas de outubro de 2013 de Burle e Cotton, como a do britânico de domingo, como as dos brasileiros Pedro Scooby, Felipe Cesarano, Maya Gabeira, Silvio Mancusi, Rodrigo Koxa e do francês Eric Rabiere, todas na Nazaré, surgem entre as candidatas ao prémio de maior onda surfada no Billabong XXL Global BigWave Awards de 2013, juntamente com os portugueses Nick Von Rupp, Mullaghmore Head, na Irlanda, e Joana Andrade, em Peniche. Os finalistas vão ser conhecidos em maio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …