Andrew Cotton poderá ter superado na Nazaré onda de McNamara

 

O britânico Andrew Cotton poderá ter surfado na Nazaré, este domingo, uma onda maior do que a de 01 de novembro de 2011 do havaiano Garret McNamara, admitiu o surfista em declarações ao jornal inglês Daily Mail.

“Eu pensava ter conseguido a maior há três meses. Nunca pensei que bateria isso tão cedo”, afirmou Andrew Cotton, de 34 anos, reagindo à possibilidade de ter superado, na Praia do Norte, em cerca de 60 centímetros o recorde que está na posse de Garret McNamara.

A mesma hipótese é avançada pelo britânico The Guardian, que, na sua edição online, lhe dedica uma galeria de imagens, considerando que a onda surfada por Cotton no domingo teria 24,3 metros.

“Estava uma ondulação gigante, condições muito traiçoeiras. Andámos sempre em segurança. O plano era esperar pelas maiores ondas e apanhar essas ondas. O mar estava irregular, muito difícil de surfar (…). Não penso que tenha sido a maior onda que já surfámos na Nazaré, mas foi um grande desafio, uma grande experiência”, disse o britânico, num vídeo do projeto ZON North Canyon by Garrett McNamara.

A 01 de novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records (23,7 metros). Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros. No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser “fortemente contra” o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

Na altura, McNamara realçou o seu gosto pelo surf, considerando que não necessitava que um painel da Billabong medisse a dimensão da onda.

A 28 de outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de superar a de janeiro de McNamara.

Tanto as ondas de outubro de 2013 de Burle e Cotton, como a do britânico de domingo, como as dos brasileiros Pedro Scooby, Felipe Cesarano, Maya Gabeira, Silvio Mancusi, Rodrigo Koxa e do francês Eric Rabiere, todas na Nazaré, surgem entre as candidatas ao prémio de maior onda surfada no Billabong XXL Global BigWave Awards de 2013, juntamente com os portugueses Nick Von Rupp, Mullaghmore Head, na Irlanda, e Joana Andrade, em Peniche. Os finalistas vão ser conhecidos em maio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …