Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

José Sena Goulão / Lusa

O deputado único do Chega, André Ventura

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para “analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita” que tire o PS do poder.

A recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostrou que o PS continua a subir nas intenções de voto e o PSD a descer.

Com o fosso entre PS e PSD a aumentar, André Ventura vai voltar a pressionar o líder do maior partido da oposição, para que a direita volte a ganhar terreno. Segundo o Expresso, o líder do Chega diz que vai desafiar, ainda esta semana, Rui Rio para uma reunião com vista a futuros entendimentos entre os dois partidos.

“Vou propor esta semana uma reunião a Rui Rio para perceber se a ideia é continuar a permitir este estado de coisas ou fazer oposição dura e a sério, com o objetivo de salvar Portugal”, anunciou, no Twitter.

Para André Ventura, o PSD não pode continuar a ignorar a sua descida nas intenções de voto, permitindo que o PS reforce a liderança nas sondagens.

“As sondagens que foram publicadas hoje e nos últimos dias em vários OCS [orgãos de comunicação social] devem ser lidas muito a sério. Chega e PSD têm de assumir se querem ou não uma alternativa ao Governo de Costa, ou se é melhor continuar a gozar com as sondagens e fingir que está tudo bem“, acrescentou.

O deputado único voltou a frisar que, sem o apoio do Chega, não haverá um Governo de direita, cabendo ao PSD discutir eventuais acordos.

No que respeita às eleições autárquicas, o presidente do Chega disse que o objetivo político “é impedir que o PS continue a ser o partido com o maior número de Câmaras e permitir que Chega e PSD juntos tenham um maior número” de autarquias em Portugal.

“Isto será um sinal não só para o país, mas para o próprio PSD, para perceber que não governará sem o Chega nas próximas eleições legislativas”, realçou.

O Chega decidiu concorrer às autárquicas sem coligações, “exceto nos Açores em que a situação ainda está em análise”, e, no pós-eleições, “apenas e tão só quando for fundamental, para afastar o PS do arco da governação autárquica e para criar maiorias à direita”.

“As autárquicas vão permitir-nos ter um barómetro do país em relação à implementação do Chega e, por isso, decidimos arriscar. Vamos fazer o que outros não vão fazer. Vamos arriscar e pode correr bem ou pode correr mal”, acrescentou.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …