Esta pequena nação é o novo Silicon Valley para YouTubers

“É como o Silicon Valley dos YouTubers”, disse Victor Domínguez sobre Andorra. O jovem é um dos vários YouTubers que se mudou recentemente para o principado.

Andorra é um pequeno principado independente situado entre França e Espanha nas montanhas dos Pirenéus. O país é conhecido pelas suas estações de esqui e pelo status de paraíso fiscal, mas agora tem atraído estrangeiros por outra razão: o local tornou-se recentemente um destino popular entre influenciadores das redes sociais.

“É como o Silicon Valley dos YouTubers – toda a gente está aqui”, diz Victor Domínguez, apresentador do canal Wall Street Wolverine no YouTube, em declarações à Bloomberg.

Victor Dominguez mudou-se para Andorra no ano passado, numa tentativa de fugir à pandemia de covid-19 e porque é mais fácil produzir conteúdo quando há “outro YouTuber a cinco minutos de distância”.

Embora não o tenha mencionado, uma das grandes razões para este jovem ter escolhido Andorra são os impostos baixíssimos: no máximo 10%, uma grande diferença comparativamente aos 54% de imposto em Espanha.

Famosos YouTubers espanhóis, como aLexBY11, Willyrex, Vegetta, The Grefg, Lolito e Staxx, também já deram o salto para o principado, escreve o New York Post.

“Pessoas conhecidas podem ter uma vida muito normal em Andorra. Podem ir às compras e fazer qualquer atividade sem ser o foco dos media ou sem qualquer pressão social”, disse o ministro da Economia de Andorra, Jordi Gallardo, à Bloomberg.

Pau Auge, advogado tributário local, disse que, quando se trata de registar uma empresa, os empresários podem colocar “YouTube” como o propósito da empresa desde 2019.

O fenómeno da chegada de YouTubers ao principado não é exclusivo a Espanha. Influenciadores de França e dos Países Baixos já começam a chegar ao microestado.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, os influencers do TikTok vão passar a poder juntar-se a um dos maiores sindicatos do país, ficando abrangidos por benefícios de saúde e reforma.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …