/

Esta pequena nação é o novo Silicon Valley para YouTubers

“É como o Silicon Valley dos YouTubers”, disse Victor Domínguez sobre Andorra. O jovem é um dos vários YouTubers que se mudou recentemente para o principado.

Andorra é um pequeno principado independente situado entre França e Espanha nas montanhas dos Pirenéus. O país é conhecido pelas suas estações de esqui e pelo status de paraíso fiscal, mas agora tem atraído estrangeiros por outra razão: o local tornou-se recentemente um destino popular entre influenciadores das redes sociais.

“É como o Silicon Valley dos YouTubers – toda a gente está aqui”, diz Victor Domínguez, apresentador do canal Wall Street Wolverine no YouTube, em declarações à Bloomberg.

Victor Dominguez mudou-se para Andorra no ano passado, numa tentativa de fugir à pandemia de covid-19 e porque é mais fácil produzir conteúdo quando há “outro YouTuber a cinco minutos de distância”.

Embora não o tenha mencionado, uma das grandes razões para este jovem ter escolhido Andorra são os impostos baixíssimos: no máximo 10%, uma grande diferença comparativamente aos 54% de imposto em Espanha.

Famosos YouTubers espanhóis, como aLexBY11, Willyrex, Vegetta, The Grefg, Lolito e Staxx, também já deram o salto para o principado, escreve o New York Post.

“Pessoas conhecidas podem ter uma vida muito normal em Andorra. Podem ir às compras e fazer qualquer atividade sem ser o foco dos media ou sem qualquer pressão social”, disse o ministro da Economia de Andorra, Jordi Gallardo, à Bloomberg.

Pau Auge, advogado tributário local, disse que, quando se trata de registar uma empresa, os empresários podem colocar “YouTube” como o propósito da empresa desde 2019.

O fenómeno da chegada de YouTubers ao principado não é exclusivo a Espanha. Influenciadores de França e dos Países Baixos já começam a chegar ao microestado.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, os influencers do TikTok vão passar a poder juntar-se a um dos maiores sindicatos do país, ficando abrangidos por benefícios de saúde e reforma.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.