Nos Estados Unidos, os influencers do TikTok já têm um sindicato

Nos Estados Unidos, os influencers do TikTok vão passar a poder juntar-se a um dos maiores sindicatos do país, ficando abrangidos por benefícios de saúde e reforma.

Hoje em dia, há cada vez mais influencers espalhados pela internet. Alguns deles chegam mesmo a ter centenas de milhares de seguidores nas redes sociais. Depois do Facebook, Instagram e Twitter, o TikTok é a nova tendência para estes influenciadores digitais.

Nos Estados Unidos, o National Board of the Screen Actors Guild-American Federal of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), um dos maiores sindicatos do país, anunciou que os criadores de conteúdos nas redes sociais vão passar a poder ser membros.

“O conselho aprovou um acordo para cobrir conteúdo criado por certos tipos de influenciadores quando eles são pagos para anunciar produtos ou serviços”, lê-se no comunicado divulgado no site do sindicato.

“Facilitar a cobertura deste tipo de trabalho tem sido uma das principais prioridades da nossa organização. Quero elogiar os esforços da nossa equipa na criação de um acordo que beneficiará os membros atuais do SAG-AFTRA, além de permitir a todos os criadores a oportunidade de se juntarem ao sindicato. Conforme surgem novas formas de contar histórias, é imperativo que abracemos e levantemos estes artistas”, disse a presidente da SAG-AFTRA, Gabrielle Carteris.

Assim, aqueles que se façam membros do SAG-AFTRA passam a receber benefícios de saúde e reforma, escreve a VICE. O sindicato conta representa cerca de 160 mil artistas e trabalhadores dos media.

Ainda assim, continua a não haver um pagamento mínimo obrigatório, sendo que taxas ainda serão negociadas de forma independente entre o influenciador e o anunciante.

Qualquer pessoa que tenha um contrato assinado com um anunciante para um acordo de conteúdo de marca pode beneficiar do acordo de influenciador SAG-AFTRA.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …