Análises à Celtejo em segredo de justiça. Empresa acusa inspeção de “incompetência”

Paulo Cunha / Lusa

Esta sexta-feira, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território anunciou que foi notificada pelo Ministério Público de que a investigação se encontra em segredo de justiça. Fonte da empresa não compreende o atraso na recolha das amostras.

Os “elementos já coligidos, bem como todos os demais elementos juntos e a obter, relativos à investigação no âmbito do processo de inquérito Crime de Poluição no Rio Tejo” encontram-se em segredo de justiça. Nestes documentos, incluem-se os resultados das análises à Celtejo.

Na nota enviada às redações, citada pelo Jornal de Notícias, consta que “todos os órgãos, serviços, ou pessoas com contacto com o referido processo estão impedidos de divulgar quaisquer informações, designadamente elementos de prova, resultados de análises ou de outras quaisquer diligências”.

Só na próxima semana será possível conhecer os resultados das análises da Celtejo, de onde partem cerca de 90% das descargas da indústria da pasta de papel, anunciou em conferência de imprensa, na segunda-feira, a Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Segundo o jornal, as dificuldades da recolha da amostragem têm por base “constrangimentos inusitados”. Nuno Banza, inspetor-geral do IGAMAOT, não adiantou explicações concretas, lembrando que o Ministério Público tem em andamento um inquérito.

“Já tínhamos recolhido muitas vezes amostras com aquele tipo de coletor, mas, desta vez, o coletor não tinha líquido no interior”, adiantou o inspetor. Na segunda tentativa, o sistema falhou novamente e os recipientes tinham apenas alguma espuma. Só à terceira, depois de alertada a GNR para vigiar o local, foi possível proceder à recolha de amostras durante 24 horas.

Nuno Banza adiantou que as análises feitas à ETAR de Mação não revelaram resultados fora dos parâmetros recomendados, assim como as amostras da Navigator e Paperprime. Só a ETAR de Abrantes apresentou valores acima do recomendado, embora esses níveis não expliquem o nível de poluição detetado.

Celtejo acusa inspeção de “incompetência”

A Celtejo acusou a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de “incompetência” na recolha das amostras nos coletores da empresa e vincou que a situação “é profundamente penalizadora“.

Fonte da Celtejo disse à agência Lusa não compreender o atraso na recolha das amostras por parte da IGAMAOT, adiantando que as amostras sempre foram recolhidas normalmente e que outras autoridades o fizeram em simultâneo sem que tenha havido qualquer problema.

Essa é uma questão que só o IGAMAOT pode explicar, uma vez que os seus técnicos não conseguiram realizar a recolha, ao contrário do que aconteceu com os coletores da Celtejo e da Administração da Região Hidrográfica (ARH) que funcionaram normalmente”, sublinhou.

A recolha das amostras só foi possível à quarta tentativa e com recurso a três inspetores em permanência durante 24 horas. Fonte da fábrica de Vila Velha de Ródão afirmou que “a incompetência na recolha, mesmo com a presença das autoridades em permanência no local, é profundamente penalizadora para a Celtejo”.

Também o proTejo-Movimento pelo Tejo acusou, na terça-feira, a IGAMAOT de “incompetência” na recolha de amostras na sequência do episódio de poluição registada no rio Tejo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …