Ana Rita Cavaco elogia plano da DGS (e diz que visita a Ventura foi um “gesto de amizade”)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Em entrevista à SIC Notícias, Ana Rita Cavaco elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela DGS no contexto de pandemia e falou sobre a polémica passagem pela Convenção do Chega, apesar de ser militante do PSD.

A Bastonária dos Enfermeiros referiu, na entrevista que deu à SIC Notícias, que passados todos estes meses de pandemia em Portugal “percebe-se que aprendemos algumas coisas com o que se passou”, elogiando assim o plano que a DGS apresentou para combater a covid-19 no outono e no inverno, e mostrando-se satisfeita com as medidas.

Ainda assim, Ana Rita Cavaco diz que o Plano da Direção-Geral de Saúde para gerir a pandemia “poderia ter sido apresentado antes”. A bastonária dos enfermeiros considerou que apesar de tardio, o plano é “consistente”.

Ana Rita Cavaco salientou, de forma positiva, o facto de se ter alterado a política de testagem dos profissionais de saúde, que passará a ser “regular e periódica”, medida que considera importante para se garantir de forma permanente a existência de profissionais suficientes nos hospitais, pois “não basta ter os equipamentos”, concluiu.

Em relação à contratação de enfermeiros para as equipas de intervenção rápida nos lares, a bastonária considerou que estão em causa condições atrativas para os profissionais, mas lembra que é necessário garantir remuneração igual para os enfermeiros que já trabalham a tempo inteiro nestes locais.

Ana Rita Cavaco antecipou que “a senhora ministra da Segurança Social terá em breve uma proposta para anunciar”.

A representante dos enfermeiros também comentou a sua polémica passagem pela Convenção do Chega, durante este fim de semana, onde referiu que ia “dar um beijo de amiga” a André Ventura.

Na entrevista à SIC Notícias, voltou a afirmar que se tratou de um gesto de amizade, referindo que “o afeto e a amizade não podem interferir. Eu estou no meu segundo mandato e nunca deixei de cumprir a minha missão”.

Segundo o Expresso, quando questionada sobre as críticas de vozes que questionaram a sua comparência junto do Chega, Ana Rita Cavaco deixou um comentário mais incisivo, dizendo que “gostava que se desinquietassem”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma enfermeira a dar um beijo em tempos de Covid? Onde está o exemplo, em plena 2ª vaga!! Amigos amigos covid à parte, Ana Rita! O melhor é submeter-se a um teste!

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …