Em entrevista à SIC Notícias, Ana Rita Cavaco elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela DGS no contexto de pandemia e falou sobre a polémica passagem pela Convenção do Chega, apesar de ser militante do PSD.
A Bastonária dos Enfermeiros referiu, na entrevista que deu à SIC Notícias, que passados todos estes meses de pandemia em Portugal “percebe-se que aprendemos algumas coisas com o que se passou”, elogiando assim o plano que a DGS apresentou para combater a covid-19 no outono e no inverno, e mostrando-se satisfeita com as medidas.
Ainda assim, Ana Rita Cavaco diz que o Plano da Direção-Geral de Saúde para gerir a pandemia “poderia ter sido apresentado antes”. A bastonária dos enfermeiros considerou que apesar de tardio, o plano é “consistente”.
Ana Rita Cavaco salientou, de forma positiva, o facto de se ter alterado a política de testagem dos profissionais de saúde, que passará a ser “regular e periódica”, medida que considera importante para se garantir de forma permanente a existência de profissionais suficientes nos hospitais, pois “não basta ter os equipamentos”, concluiu.
Em relação à contratação de enfermeiros para as equipas de intervenção rápida nos lares, a bastonária considerou que estão em causa condições atrativas para os profissionais, mas lembra que é necessário garantir remuneração igual para os enfermeiros que já trabalham a tempo inteiro nestes locais.
Ana Rita Cavaco antecipou que “a senhora ministra da Segurança Social terá em breve uma proposta para anunciar”.
A representante dos enfermeiros também comentou a sua polémica passagem pela Convenção do Chega, durante este fim de semana, onde referiu que ia “dar um beijo de amiga” a André Ventura.
Na entrevista à SIC Notícias, voltou a afirmar que se tratou de um gesto de amizade, referindo que “o afeto e a amizade não podem interferir. Eu estou no meu segundo mandato e nunca deixei de cumprir a minha missão”.
Segundo o Expresso, quando questionada sobre as críticas de vozes que questionaram a sua comparência junto do Chega, Ana Rita Cavaco deixou um comentário mais incisivo, dizendo que “gostava que se desinquietassem”.
Uma enfermeira a dar um beijo em tempos de Covid? Onde está o exemplo, em plena 2ª vaga!! Amigos amigos covid à parte, Ana Rita! O melhor é submeter-se a um teste!
Esta coisa ficava tão bem no CHEGA e, ainda fazia um favor aos enfermeiros!…
A classe de Enfermeiros’as’, pode estar orgulhosa de ter uma Bastonária deste calibre, confunde a O E, com un Sindicato e un Partido Politico :