Pedro Nuno Santos diz que escolha de Ana Paula Vitorino garante “independência face aos regulados”

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, rejeitou hoje críticas quanto à escolha da ex-ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, para presidir à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), dizendo que garante “independência face aos regulados”.

-

O governante, que falou no lançamento da variante rodoviária a Arruda dos Vinhos, disse que “se há pessoa qualificada” e que “dá garantias de independência face aos regulados, é Ana Paula Vitorino”.

“É uma das pessoas mais qualificadas no nosso país da área [dos transportes] e quem a conhece percebe que tem um perfil que garante independência face aos regulados”, assegurou.

Antes de ser ministra do Mar, Ana Paula Vitorino foi secretária de Estado dos Transportes, entre 2005 e 2009.

Pedro Nuno Santos disse depois que é preciso “seriedade no debate político. Não é por ter sido ministra que diminui a sua capacidade de ser reguladora”, assegurou Pedro Nuno Santos.

“O facto de Ana Paula Vitorino ter sido ministra socialista não é cadastro”, rematou.

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu explicações esta terça-feira sobre a indicação, noticiada por alguns jornais, da deputada do PS Ana Paula Vitorino para presidir à AMT “com um salário ainda maior”.

“Trata-se de uma nomeação feita pelo Governo da esposa de um outro ministro [Eduardo Cabrita], que não o que nomeia [Pedro Nuno Santos], mas, mais relevante do que isso, de uma deputada do PS”, afirmou, ressalvando não pôr em causa as competências técnicas da antiga ministra do Mar.

Rio diz que, se não estão em causa as suas competências técnicas, também não põe em causa que “entre dez milhões de portugueses haja outros igualmente competentes”.

“O Governo está cada vez a afunilar mais as suas escolhas”, criticou.

Para o líder do PSD, a indicação de Ana Paula Vitorino vem “na linha das nomeações familiares” deste Governo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …