“Não me calarei”. Ana Gomes começa a ser julgada por acusações a Isabel dos Santos

1

Pedro Nunes / Lusa

Ana Gomes

A ex-eurodeputada socialista começa, esta terça-feira, a responder judicialmente numa queixa cível de Isabel dos Santos por causa de acusações feitas à empresária angolana de estar a usar Portugal para “lavar” dinheiro.

O julgamento da ação cível começa esta terça-feira, às 14h00, no Juízo Local Cível de Sintra. Segundo o jornal Público, Isabel dos Santos alega que a acusação feita nos tweets “não corresponde à verdade” e que “não restou outra alternativa” senão processar a ex-eurodeputada.

Em declarações ao diário, Ana Gomes, por sua vez, afirma que é “uma cidadã interveniente” e que não vai mudar. “Não me calarei sobre estas questões”, declara.

Em causa está uma publicação na sua conta do Twitter, no dia 14 de outubro, reagindo a uma entrevista da empresária angolana à agência Lusa: “Isabel dos Santos endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta! (…) E o Banco de Portugal não quer ver…”.

Depois do primeiro post, a ex-eurodeputada socialista acusou a empresária de usar o EuroBic (banco de que é acionista) para legalizar o seu dinheiro: “Que jeito dá à (…) acionista Isabel dos Santos o banco EuroBic! Está na rede swift e na Zona Euro”.

A 31 de outubro, o EuroBic também anunciou que iria mover uma ação contra a ex-eurodeputada, que tem acusado figuras ligadas ao regime angolano de usarem Portugal para legalizarem o dinheiro desviado de Angola, particularmente durante a gestão de José Eduardo dos Santos.

Em comunicado enviado às redações, a instituição presidida pelo antigo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirma que as “afirmações e insinuações” de Ana Gomes são “falsas” e que, por lesarem o “bom-nome e a reputação do EuroBic, o banco decidiu avançar com os procedimentos judiciais adequados com vista à salvaguarda dos seus direitos”.

Em entrevista em novembro à Lusa, Ana Gomes afirmou que vai apresentar na Justiça “todos os elementos” que possui, envolvendo as dúvidas que tem lançado à origem dos investimentos da empresária angolana.

“Eu mantenho tudo aquilo que disse. E disse que tenho fornecido a várias instâncias, europeias e nacionais, muita informação que deveria levar a questionar a idoneidade da senhora dona Isabel dos Santos”, afirmou na altura.

Para Ana Gomes, a queixa anunciada pelo EuroBic será uma forma de responder com os elementos que afirma possuir e que “só não vê quem não quer”.

“Eu não estou nada preocupada com a senhora engenheira Isabel dos Santos. Eu estou, e desde há muito tempo, é preocupada com as facilidades e as cumplicidades que a senhora engenheira encontrou para investir em Portugal”, com “dinheiro que obviamente pertencia, pertence, ao povo angolano“, disse ainda.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. è de louvar pessoas com a CORAGEM da Srª Ana Gomes p/ enfrentar tudo e todos do SISTEMA implantado de Corrupção, falsidades etc quer por gente de Angola quer por gente de Portugal. Andam a ROUBAR toda a gente á décadas, tanto lá como cá. Efetivamente só não vê quem não quer, está na cara…
    Esta dita engª. encontrou uma mina que nuca mais acaba, de trabalho não foi certamente, para levar a vida faustosa que sempre levou. Portugal é uma maquina de lavar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.