“Lava que se farta”. Isabel dos Santos quer 5 mil euros por dia pelo tweet de Ana Gomes

Tiago Petinga / Lusa

Isabel dos Santos avançou com uma ação cível contra Ana Gomes por causa de uma publicação no Twitter, na qual a antiga eurodeputada acusa a empresária de “lavar que se farta” e o Banco de Portugal de fechar os olhos.

De acordo com o jornal Eco, que avança a a notícia nesta sexta-feira, a empresária angolana ficou ofendida com as publicações exige a Ana Gomes 5.000 euros por dia caso a antiga eurodeputada não elimine os tweets que fez na sua conta pessoal.

Em declarações ao diário de economia, a antiga deputada socialista do Parlamento Europeu diz não tencionar apagar as publicações em causa. “Pede que retire os tweets e 5.000 euros por cada dia em que os tweets continuem online”.

De maneira nenhuma considero apagar esses tweets. Obviamente que cumprirei o que o tribunal decidir, mas estou muito mobilizada para lá ir a apresentar as provas do que escrevi“, acrescenta Ana Gomes, que já foi notificada da queixa e terá de comparecer no tribunal no próximo dia 17 de dezembro.

O comentário de Ana Gomes, que remonta a outubro, surgiu na sequência entrevista concedida pela empresária angolana à agência Lusa, na qual Isabel dos Santos, a propósito das suspeitas sobre a origem do seu dinheiro, diz que há uma narrativa contra si e que se tem endividado, para poder investir.

“Tenho muitas dívidas, tenho muito financiamento por pagar, as taxas de juros são elevadas, nem sempre é fácil também ter essa sustentabilidade do negócio, para conseguir enfrentar toda a parte financeira dos negócios”, justificou a empresária.

Na sua conta do Twitter, Ana Gomes respondeu que “Isabel dos Santos endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, “lava” que se farta”. O Banco de Portugal é também visado no comentário da antiga eurodeputada, por “não querer ver” as violações que os bancos fazem às regras de prevenção de branqueamento de capitais.

Num outro comentário, Ana Gomes especifica o Eurobic como o canal através do qual Isabel dos Santos fará circular o dinheiro para dar-lhe uma aparência de legalidade.

O banco também visado nas acusações de Ana Gomes anunciou que ia também avançar com um procedimento judicial, algo que ainda não terá feito, segundo declarações de Ana Gomes ao mesmo jornal. “Pelo menos ainda não fui notificada desse processo”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ana Gomes já estará a tremer de medo? Ah Ah Ah
    Nem que á lavadora se junte a maquina BdP… Ana Gomes nao se deixará intimidar, e pracisavamos era que os machoes cá do burgo tivessem “tintins” como ela!
    Vivam os delatores ! Gente honesta e honrada nao os temem!

  2. isto é que é delação que deve ser premiada com muito respeito por esta Sra. não a que querem facilitar à bandidagem que depois de se lambuzarem com o fruto dos crimes são perdoados por denunciarem outros em que a prova principal é a sua denuncia.

  3. Isto não é chantagem? Igual ao pirata informático, bem esse coitado é pobre, o seu pai não é o presidente de Angola, … Ela o que quer é arranjar mais um modo de vida, que vá trabalhar, mas trabalhar duro não é passear.

RESPONDER

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …