“Lava que se farta”. Isabel dos Santos quer 5 mil euros por dia pelo tweet de Ana Gomes

Tiago Petinga / Lusa

Isabel dos Santos avançou com uma ação cível contra Ana Gomes por causa de uma publicação no Twitter, na qual a antiga eurodeputada acusa a empresária de “lavar que se farta” e o Banco de Portugal de fechar os olhos.

De acordo com o jornal Eco, que avança a a notícia nesta sexta-feira, a empresária angolana ficou ofendida com as publicações exige a Ana Gomes 5.000 euros por dia caso a antiga eurodeputada não elimine os tweets que fez na sua conta pessoal.

Em declarações ao diário de economia, a antiga deputada socialista do Parlamento Europeu diz não tencionar apagar as publicações em causa. “Pede que retire os tweets e 5.000 euros por cada dia em que os tweets continuem online”.

De maneira nenhuma considero apagar esses tweets. Obviamente que cumprirei o que o tribunal decidir, mas estou muito mobilizada para lá ir a apresentar as provas do que escrevi“, acrescenta Ana Gomes, que já foi notificada da queixa e terá de comparecer no tribunal no próximo dia 17 de dezembro.

O comentário de Ana Gomes, que remonta a outubro, surgiu na sequência entrevista concedida pela empresária angolana à agência Lusa, na qual Isabel dos Santos, a propósito das suspeitas sobre a origem do seu dinheiro, diz que há uma narrativa contra si e que se tem endividado, para poder investir.

“Tenho muitas dívidas, tenho muito financiamento por pagar, as taxas de juros são elevadas, nem sempre é fácil também ter essa sustentabilidade do negócio, para conseguir enfrentar toda a parte financeira dos negócios”, justificou a empresária.

Na sua conta do Twitter, Ana Gomes respondeu que “Isabel dos Santos endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, “lava” que se farta”. O Banco de Portugal é também visado no comentário da antiga eurodeputada, por “não querer ver” as violações que os bancos fazem às regras de prevenção de branqueamento de capitais.

Num outro comentário, Ana Gomes especifica o Eurobic como o canal através do qual Isabel dos Santos fará circular o dinheiro para dar-lhe uma aparência de legalidade.

O banco também visado nas acusações de Ana Gomes anunciou que ia também avançar com um procedimento judicial, algo que ainda não terá feito, segundo declarações de Ana Gomes ao mesmo jornal. “Pelo menos ainda não fui notificada desse processo”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ana Gomes já estará a tremer de medo? Ah Ah Ah
    Nem que á lavadora se junte a maquina BdP… Ana Gomes nao se deixará intimidar, e pracisavamos era que os machoes cá do burgo tivessem “tintins” como ela!
    Vivam os delatores ! Gente honesta e honrada nao os temem!

  2. isto é que é delação que deve ser premiada com muito respeito por esta Sra. não a que querem facilitar à bandidagem que depois de se lambuzarem com o fruto dos crimes são perdoados por denunciarem outros em que a prova principal é a sua denuncia.

  3. Isto não é chantagem? Igual ao pirata informático, bem esse coitado é pobre, o seu pai não é o presidente de Angola, … Ela o que quer é arranjar mais um modo de vida, que vá trabalhar, mas trabalhar duro não é passear.

RESPONDER

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …